Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33600
Título: Criança e natureza: educação ambiental na educação infantil no município de Curitiba - PR
Título(s) alternativo(s): Children and nature: environmental education in childhood education in the municipality of Curitiba - PR
Autor(es): Medina, Guilherme Rafael Ugeda
Orientador(es): Bezerra Junior, Arandi Ginane
Palavras-chave: Educação ambiental
Educação de crianças
Professores - Formação
Currículos
Educação permanente
Environmental education
Early childhood education
Teachers, Training of
Education - Curricula
Continuing education
Data do documento: 28-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MEDINA, Guilherme Rafael Ugeda. Criança e natureza: educação ambiental na educação infantil no município de Curitiba - PR. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A pesquisa Criança e Natureza: Educação Ambiental na Educação Infantil no município de Curitiba, busca por meio da análise documental perceber elementos da Educação Ambiental no cotidiano das unidades municipais da Educação Infantil. Para isso, são analisados o Currículo da Educação Infantil: Diálogos com a BNCC e as Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Ambiental, ambos documentos publicados em 2020. O currículo municipal da Educação Infantil apresenta os princípios da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba alinhados com documentos nacionais vigentes, além de explicitar as especificidades da cidade e a trajetória da Educação Infantil em Curitiba. As diretrizes curriculares municipais da Educação Ambiental buscam direcionar o processo de formação socioambiental cidadã das crianças e estudantes de toda RME, para isso, são apresentadas diretrizes para a efetivação da Educação Ambiental em todos os espaços educacionais da cidade. São elencados ainda nessa pesquisa aspectos históricos da Educação Ambiental e da Educação Infantil, bem como leis e regulamentações de ambas. Considera-se ainda a formação docente como processo fundante e essencial para a transformação de práticas docentes mecanizadas e refratárias à imagem das crianças enquanto produtoras de cultura e conhecimento. Na pesquisa há ainda a proposição de um Produto Educacional intitulado “tem criança lá fora”, um site que busca reunir experiências significativas de Educação Ambiental na Educação Infantil, além de articular recursos pedagógicos para a consulta e subsídios aos profissionais docentes.
Abstract: The research Child and Nature: Environmental Education in Early Childhood Education in the city of Curitiba seeks, through document analysis, to perceive elements of Environmental Education in the daily life of municipal units of Early Childhood Education; for this purpose, the Early Childhood Education Curriculum is analyzed together with the municipal curriculum guidelines for Environmental Education, both documents published in 2020. The municipal curriculum for Early Childhood Education presents the principles of the Municipal Education Network of Curitiba aligned with current national documents, in addition to bringing the specificities of the city and the trajectory of EI in Curitiba. The municipal curricular guidelines for Environmental Education seek to direct the process of social and environmental citizenship training of children and students throughout RME. For this purpose, guidelines are presented for implementing Environmental Education in all educational spaces in the city. Historical aspects of Environmental Education and Early Childhood Education are also presented in this research, as well as the laws and regulations of both. Teacher training is alsoconsidered a founding and essential process for transforming mechanized teaching practices that do not consider children as producers of culture and knowledge. The research also proposes an educational product entitled “there are children out there”, a website that seeks to gather significant experiences of Environmental Education in Early Childhood Education, in addition to gathering pedagogical resources for consultation and subsidies for teaching professionals.
Descrição: Acompanha produção técnica: Orientações para acesso ao site "Tem Criança Lá Fora"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33600
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
criancanaturezaeducacaoambiental.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
criancanaturezaeducacaoambiental_produto.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons