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Título: Avaliação funcional e estrutural das marginais PR-840
Título(s) alternativo(s): Functional and structural evaluation of PR-840 marginals
Autor(es): Cilla, George Bonjorno
Orientador(es): Santos, Eliana Fernandes dos
Palavras-chave: Pavimentos - Defeitos
Pavimentos flexíveis
Pavimentos de asfalto
Análise estrutural (Engenharia)
Pavements - Defects
Pavements, Flexible
Pavements, Asphalt
Structural analysis (Engineering)
Data do documento: 23-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: CILLA, George Bonjorno. Avaliação funcional e estrutural das marginais PR-840. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023.
Resumo: A pavimentação asfáltica é parte integrante da infraestrutura de um município, estado e país, pois traz segurança e conforto aos usuários e facilita a mobilidade. Assim como qualquer construção, o pavimento também necessita de manutenções periódicas para continuar garantindo uma serventia aos usuários. Quando há o comprometimento da via, deve-se prover de avaliações seguidas de projetos de reforço aplicando correções superficiais e aumento de capacidade estrutural para suportar novas solicitações de tráfego. Este trabalho tem como objetivo realizar avaliação funcional e estrutural do pavimento flexível nas marginais da rodovia PR-840, separados em 2 segmentos homogêneos de sentido duplo, localizadas na cidade de Campo Mourão. A avaliação funcional, envolveu um inventário detalhado da condição da via, incluindo a coleta de dados para calcular o Índice de Gerenciamento de Pavimentos. A avaliação funcional forneceu informações cruciais sobre o estado atual do pavimento, identificando áreas que necessitam de intervenção resultando em uma classificação ruim para ambos os trechos. Além disso, foi realizado uma avaliação estrutural do pavimento por meio de ensaios de Viga Benkelman, fundamental para determinar a capacidade de carga do pavimento e sua capacidade de suportar o tráfego atual e futuro, revelou deflexões altas e raios de curvatura com valores baixos para o trecho 1, enquanto o trecho 2 apresentou deflexões baixas e raio de curvatura alto. Concluiu-se que a qualidade estrutural do pavimento se apresentou como regular, sendo propostas soluções de reforço como medida corretiva para ambos os trechos.
Abstract: Asphalt pavement is an integral part of a municipality, state, and country's infrastructure as it provides safety and comfort to users and facilitates mobility. Like any construction, pavement also requires periodic maintenance to continue serving users effectively. When the road is compromised, it is necessary to conduct evaluations followed by reinforcement projects, applying surface corrections and increasing structural capacity to withstand new traffic demands. The objective of this work is to perform a functional and structural evaluation of the flexible pavement on the margins of the PR-840 highway, divided into 2 homogeneous two-way segments, located in the city of Campo Mourão. The functional evaluation involved a detailed inventory of the road's condition, including data collection to calculate the Pavement Management Index. The functional evaluation provided crucial information about the current state of the pavement, identifying areas that require intervention, resulting in a poor rating for both segments. Additionally, a structural evaluation of the pavement was conducted through Benkelman Beam tests, essential to determine the pavement's load-bearing capacity and its ability to support current and future traffic. The results revealed high deflections and low curvature radii for segment 1, while segment 2 showed low deflections and a high curvature radius. It was concluded that the structural quality of the pavement was deemed regular, and reinforcement solutions were proposed as corrective measures for both segments.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33639
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