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Título: Aprendizagem semiótica em portfólios avaliativos de atividades de modelagem matemática no 6º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Semiotic learning in evaluative portfolio of mathematical modelling activities in th 6th year of elementary school
Autor(es): Greca, Priscila de Castro Barros
Orientador(es): Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Modelos matemáticos
Ensino fundamental
Semiótica
Mathematics - Study and teaching
Learning
Mathematical models
Fundamental education
Semiotics
Data do documento: 1-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: GRECA, Priscila de Castro Barros. Aprendizagem semiótica em portfólios avaliativos de atividades de modelagem matemática no 6o ano do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar como as ações do professor e dos alunos da Educação Básica a utilizar um portfólio avaliativo de atividades de modelagem matemática podem promover a aprendizagem semiótica. Com isso, nos pautamos na Modelagem Matemática como alternativa pedagógica em que consideramos as intervenções docentes como mediadoras do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática no contexto do portfólio como instrumento de avaliação. Para evidenciarmos a aprendizagem semiótica, nos pautamos nos Componentes da Aprendizagem – conceitual, algorítmica, estratégica, comunicativa e semiótica – sob os quais focamos atenção na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, mais especificamente nas atividades cognitivas de tratamento e conversão. A pesquisa qualitativa de cunho interpretativo foi subsidiada nos registros escritos dos alunos e nas intervenções escritas da professora no portfólio de um dos grupos (Grupo 2) de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Assaí-Pr, região norte do Paraná, durante as aulas regulares de matemática, no primeiro e segundo trimestres letivos de 2023. Todavia, devido à necessidade de ilustrar procedimentos empreendidos em sala de aula, consideramos algumas imagens coletadas no desenvolvimento das atividades. A análise específica de quatro atividades de modelagem matemática (Piquenique no Zerinho, Água, Energia Elétrica e Competição de carrinhos) permitiu evidenciar ações dos alunos que dizem respeito ao desenvolvimento dos cinco componentes da aprendizagem durante as fases do ciclo de modelagem. A aprendizagem semiótica dos estudantes ocorreu durante todo o processo a partir das ações da professora de observação e das intervenções feitas por meio de feedbacks escritos no portfólio do grupo de alunos analisado, os quais solicitou, exigiu ou sugeriu ajustes no registro já produzido, mantendo-se no mesmo sistema de representação (tratamento) ou por meio de transformações alterando o sistema de representação (conversão). Os feedbacks fornecidos pela professora proporcionaram aos alunos novas oportunidades de aprendizagem, de modo que eles puderam modificar procedimentos de resolução, organizar dados, corrigir erros e utilizar conhecimentos do 6º ano do Ensino Fundamental, evidenciando o portfólio como uma prática avaliativa. A partir dessa análise, agrupamos as intervenções docentes em três categorias: Realizando mudanças em procedimentos e organizando dados, Corrigindo equívocos e Fazendo uso de conteúdos do 6º ano do Ensino Fundamental. Esses agrupamentos, em certa medida, revelaram as intenções da professora com a produção do portfólio de atividades de modelagem em que o foco esteve, principalmente, na abordagem dos conteúdos presentes na matriz curricular do 6º ano. A partir dessa pesquisa elaboramos um Produto Educacional que tem por objetivo apresentar um construto para professores interessados em implementar portfólios avaliativos de atividades de modelagem matemática em suas aulas.
Abstract: This research aimed to investigate how the actions of Basic Education teachers and students using an evaluative portfolio of mathematical modeling activities can promote semiotic learning. Therefore, we are guided by Mathematical Modeling as a pedagogical alternative in which we consider teaching interventions as mediators of the development of mathematical modeling activities in the context of the portfolio as an assessment instrument. To highlight semiotic learning, we focus on the Learning Components – conceptual, algorithmic, strategic, communicative and semiotic – under which we focus attention on the Theory of Semiotic Representation Records, more specifically on the cognitive activities of treatment and conversion. The qualitative research of an interpretative nature was supported by the students' written records and the teacher's written interventions in the portfolio of one of the groups (Group 2) of a 6th year elementary school class at a public school located in Assaí-Pr, northern region of Paraná, during regular mathematics classes, in the first and second academic quarters of 2023. However, due to the need to illustrate procedures undertaken in the classroom, we considered some images collected during the development of the activities. The specific analysis of four mathematical modeling activities (Picnic at Zerinho, Water, Electricity and Car Competition) made it possible to highlight student actions that relate to the development of the five components of learning during the phases of the modeling cycle. The students' semiotic learning occurred throughout the process based on the teacher's observation and interventions made through written feedback in the portfolio of the group of students analyzed, which requested, demanded or suggested adjustments to the record already produced, maintaining the same representation system (treatment) or through transformations changing the representation system (conversion). The feedback provided by the teacher provided students with new learning opportunities, so that they were able to modify resolution procedures, organize data, correct errors and use knowledge from the 6th year of Elementary School, characterizing formative assessment. Based on this analysis, we grouped teaching interventions into three categories: Making changes to procedures and organizing data, Correcting mistakes and Making use of content from the 6th year of Elementary School. These groupings, to a certain extent, revealed the teacher's intentions with the production of the portfolio of modeling activities in which the focus was mainly on approaching the contents present in the 6th year curriculum matrix. Based on this research, we developed an Educational Product that aims to present a guide for teachers interested in implementing evaluative portfolios of mathematical modeling activities in their classes.
Descrição: Acompanha: Portfólio de atividades de modelagem matemática um construto para professores de matemática
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33658
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