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Título: Análise da acessibilidade em escolas municipais na cidade de Goioerê-PR
Título(s) alternativo(s): Analysis of accessibility in municipal schools in the city of Goioerê-PR
Autor(es): Oliveira, Lucas Chierrito de
Orientador(es): Moreira, Vera Lúcia Barradas
Palavras-chave: Edifícios públicos - Projeto de acessibilidade
Escolas públicas
Inclusão escolar
Normas técnicas (Engenharia)
Public buildings - Barrier-free design
Public schools
Mainstreaming in education
Standards, Engineering
Data do documento: 25-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: OLIVEIRA, Lucas Chierrito de. Análise da acessibilidade em escolas municipais na cidade de Goioerê-PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: Este trabalho aborda a inclusão social por meio da acessibilidade nas escolas, tendo como base para sua realização a revisão da literatura que aborda os aspectos sociais, legais e técnicos sobre o tema e a NBR 9050(ABNT,2020). O estudo em questão possuí o objetivo geral de verificar a acessibilidade externa e interna das edificações nas escolas municipais localizadas na área urbana de Goioerê - PR e se as mesmas se encontram de acordo com a NBR 9050(ABNT,2020). Para realizar a verificação, foi elaborado com base na norma vigente um checklist com o intuito de facilitar a análise das condições de acessibilidade encontradas nas escolas. Este instrumento de análise foi aplicado em três escolas públicas municipais escolhidas em conjunto com a Secretaria de Educação do município, o que corresponde a uma amostragem com cerca de 37,5% das escolas municipais desta localidade. O checklist foi utilizado para confrontar o que a NBR 9050(ABNT,2020) descreve como parâmetros, com a realidade encontrada nas escolas. Posteriormente, foi descrito todos os indicadores dos aspectos construtivos encontrados, e evidenciado tudo o que estava em desconformidade com a norma técnica. Na sequência, foi realizada a análise dos dados obtidos e a indicação de sugestões de adequações dos itens que estão em divergência com a NBR 9050(ABNT,2020). Neste contexto, destaca-se que é necessário identificar a demanda de adequações nas escolas, para que pessoas com algum tipo de deficiência, possam estudar sem nenhum tipo de barreira e fazer valer seu direito incondicional à educação e ao ensino.
Abstract: This work addresses social inclusion through accessibility in schools, based on the literature review that addresses the social, legal and technical aspects of the subject and NBR 9050(ABNT,2020). The study in question has the general objective of verifying the external and internal accessibility of buildings in municipal schools located in the urban area of Goioerê - PR and if they are in accordance with NBR 9050(ABNT,2020). To carry out the verification, a checklist was prepared based on the current norm in order to facilitate the analysis of the accessibility conditions found in schools. This analysis instrument was applied in three municipal public schools chosen in conjunction with the municipality's Department of Education, which corresponds to a sample of approximately 37.5% of municipal schools in this locality. The checklist was used to confront what NBR 9050(ABNT,2020) describes as parameters, with the reality found in schools. Subsequently, all the indicators of the constructive aspects found were described, and everything that was in non-compliance with the technical standard was highlighted. Next, the analysis of the data obtained and the indication of suggestions for adjustments of the items that are in disagreement with NBR 9050(ABNT,2020) were carried out. In this context, it is emphasized that it is necessary to identify the demand for adjustments in schools, so that people with some type of disability can study without any type of barrier and assert their unconditional right to education and teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33673
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