Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCapelli, Tábata Suelen da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-15T15:56:02Z-
dc.date.available2024-04-15T15:56:02Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationCAPELLI, Tábata Suelen da Silva. 2023. Uma sequência de ensino de estatística e probabilidades para o ensino fundamental e médio, com uso de um software específico. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33784-
dc.descriptionAcompanha sequência de ensino "Coletânea de atividades para ensino de Estatística e Probabilidade"pt_BR
dc.description.abstractWith the current educational crises, information being disseminated at all times through social media, the importance of developing critical, statistical and mathematical thinking becomes ever greater. The present study is a qualitative/quantitative research whose main objective was to elaborate, implement and analyze a didactic sequence involving statistics teaching activities for elementary education in the 8th and 9th grades and for high school in the state school Professor Luiz Isidoro Cerávolo from the municipality of Apucarana PR This questionnaire investigated the students' opinion on the subject according to the curricular parameters established by the BNCC. In addition, it aimed to develop and monitor the students' skills through data collection, statistical treatment and interpretation. The methodology used was qualitative/quantitative through the main sources of information on the subject. The data were obtained through the application of a questionnaire to raise the reality in which the student is inserted, seeking to analyze the data and attitudes related to the area of Statistics the probabilities of the students. from the data collected, analyzed and tabulated, a sequence of activities with the theme of Statistical Education will be elaborated using concepts taught in statistics classes, within the discipline of mathematics in order to obtain an educational product, which can help teachers who teach statistics in elementary and secondary education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStatisticspt_BR
dc.subjectProbabilitiespt_BR
dc.titleUma sequência de ensino de estatística e probabilidades para o ensino fundamental e médio, com uso de um software específicopt_BR
dc.title.alternativeA teaching sequence on statistics and probabilities for elementary and high school education, using specific softwarept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom as atuais crises educacionais, informações sendo divulgadas a todo o momento pelas mídias sociais, a importância de se desenvolver um pensamento crítico, estatístico e matemático se torna cada vez maior. O presente estudo é uma pesquisa de cunho quali/quantitativa que teve como objetivo principal elaborar, implementar e analisar uma sequência didática envolvendo atividades de ensino de Estatística para a educação fundamental 8º e 9º anos e para o ensino médio do colégio estadual Professor Luiz Isidoro Cerávolo do município de Apucarana-PR Este questionário investigou a opinião dos alunos sobre o tema de acordo com os parâmetros curriculares estabelecidos pela BNCC. Além disso, visou desenvolver e acompanhar as habilidades dos alunos através da coleta dos dados, tratamento estatístico e sua interpretação. A Metodologia utilizada foi de cunho quali/quantitativa através das principais fontes de informação sobre o tema. Os dados foram obtidos através de uma aplicação de um questionário para levantar a realidade em que o aluno está inserido, buscou analisar os dados e atitudes relacionadas a área de Estatística dos alunos para tal utilizou-se um software específico o Bioestat 5.3. Por meio dos dados coletados, analisados e tabulados, foi elaborado uma sequência de atividades com o tema Educação Estatística e probabilidade, utilizando-se de conceitos ministrados nas aulas de estatística, dentro da disciplina de matemática com o intuito de obter um produto educacional, que possa auxiliar professores que ministram estatística na Educação fundamental e ensino médio.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2599423976756291pt_BR
dc.contributor.advisor1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee2Hashimoto, Elizabeth Mie-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2277520677069307pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Rogerio Mendonca-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290091048934397pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estatisticaprobabilidadematematicaensino.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
estatisticaprobabilidadematematicaensino_produto.pdf873,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons