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dc.creatorLima, Caroline de Castilho-
dc.date.accessioned2024-07-29T14:25:15Z-
dc.date.available2024-07-29T14:25:15Z-
dc.date.issued2024-02-24-
dc.identifier.citationLIMA, Caroline de Castilho. Compreensão e impacto na escolha dos consumidores após novas regras para rotulagem nutricional de alimentos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34273-
dc.description.abstractThe concept of healthy eating is defined as the dietary practice that aligns with both the biological and social aspects of individuals. In today's world, people allocate increasingly less time for meal preparation and consumption, opting for processed foods for convenience. Such products are rich in fats, simple sugars, and sodium, nutrients associated with the development of non-communicable chronic diseases such as obesity, diabetes, systemic arterial hypertension, and cancer when consumed in excess. To ensure that consumers make informed choices for healthy eating, they should be provided with complete and reliable information about the food, efficient education on healthy eating, and the time and energy to read labels and consider all socio-environmental risks of their choices at the time of purchase. Considering the above, the objective of this study was to assess consumers' understanding of food labeling, particularly the changes in nutritional labeling that came into effect in the year 2022. The first part of the research involved focus group meetings with 36 consumers, divided into three sessions. The script's questions were discussed while participants examined the provided food packaging. The second part of the research involved the administration of a questionnaire distributed through social networks via an electronic form with 106 participants. The results showed that the majority of individuals need more prior knowledge about the definitions to interpret the information. The language of labels remained technical despite being one of the goals of the new legislation, making it challenging for individuals to understand the information. On the other hand, it was observed that changes related to front-of-package labeling were successful, as individuals approved the measure and immediately understood the information provided.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectAlimentos - Rotulagempt_BR
dc.subjectAlimentos - Legislaçãopt_BR
dc.subjectAlimentos - Embalagenspt_BR
dc.subjectRótulospt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectFood - Labelingpt_BR
dc.subjectFood law and legislationpt_BR
dc.subjectFood - Packagingpt_BR
dc.subjectLabelspt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.titleCompreensão e impacto na escolha dos consumidores após novas regras para rotulagem nutricional de alimentospt_BR
dc.title.alternativeUnderstanding and impact on consumer choice after new rules for nutritional labeling of foodspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO conceito de alimentação saudável é definido como a prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais dos indivíduos. No mundo atual, as pessoas destinam cada vez menos tempo para o preparo e consumo das refeições, optando por alimentos industrializados devido à sua praticidade. Tais produtos são ricos em gorduras, açúcares simples e sódio, nutrientes relacionados ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, diabetes, hipertensão arterial sistêmica e câncer, quando consumidos em excesso. Para permitir que o consumidor realize escolhas certas para uma alimentação saudável deve ser lhe oferecido informação completa e confiável sobre o alimento, educação eficiente sobre alimentação saudável, tempo e energia para ler rótulos e considerar todos os riscos socioambientais de suas escolhas no momento da compra. Considerando o exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a compreensão da rotulagem de alimentos por consumidores, principalmente as mudanças na rotulagem nutricional, que entraram em vigor no ano de 2022. A primeira parte da pesquisa foi feita por meio de reuniões de grupo focal, com 36 consumidores, divididos em 3 sessões. As questões do roteiro foram colocadas para discussão enquanto os participantes observavam as embalagens de alimentos disponibilizadas. A segunda parte da pesquisa foi a aplicação de um questionário, distribuído pelas redes sociais, via formulário eletrônico, com 106 participantes. Os resultados mostraram que a maioria dos indivíduos não sabe interpretar as informações por falta de conhecimento prévio sobre as definições, a linguagem dos rótulos não deixou de ser técnica apesar de ser um dos objetivos da nova legislação, o que acaba dificultando o entendimento das informações. Por outro lado, foi observado que as mudanças com relação à rotulagem frontal obtiveram êxito, visto que os indivíduos aprovaram a medida e souberam compreender, de imediato, a informação dada.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Leone, Roberta de Souza-
dc.contributor.referee1Leone, Roberta de Souza-
dc.contributor.referee2Marques, Leila Larisa Medeiros-
dc.contributor.referee3Lima, Mirela Vanin dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Alimentos e Engenharia Químicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::ENGENHARIA DE ALIMENTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Engenharia de Alimentos

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