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Título: Discursos e práticas de ensino em algumas unidades prisionais no processo de ressocialização via EJA
Título(s) alternativo(s): Discourses and teaching practices in some prison units in the resocialization process through EJA
Autor(es): Nascimento, Lucas Paulo Golin Xavier do
Orientador(es): Pereira, David da Silva
Palavras-chave: Prática de ensino
Prisioneiros - Educação
Ressocialização
Student teaching
Prisoners - Education
Resocialization
Data do documento: 3-Jul-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: NASCIMENTO, Lucas Paulo Golin Xavier do. Discursos e práticas de ensino em algumas unidades prisionais no processo de ressocialização via EJA. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar se as práticas de ensino utilizadas pelos docentes e seus discursos nas unidades prisionais podem colaborar no processo de ressocialização. Usouse da justificativa que o trabalho docente nas unidades prisionais pode colaborar para o processo de ressocialização, cumprindo seu papel social enquanto instituição. O presente trabalho possui uma relevância acadêmica diante da perspectiva de olharmos para a educação de jovens adultos nos ambientes prisionais, sendo uma modalidade existente e pertencente à nossa sociedade. Para que isso fosse possível, usamos a metodologia da revisão bibliográfica, em que se encontra no pensamento de Michel Foucault como surge a prisão no mundo contemporâneo e como ela passa a manipular e adestrar os corpos ali submetidos por meio de um regime disciplinar que atua e favorece o sistema capitalista de produção. Não obstante, ao tratar da educação dentro do sistema penitenciário, lida-se com duas instituições fortes do aparelho ideológico de estado como afirma Althusser, presente em nossa sociedade capitalista, e como essas instituições acabam por reproduzir a ideologia da classe dominante, ao produzir e reproduzir indivíduos aptos ao trabalho e às relações de produção, conforme Bourdieu e Passeron. A ideologia da classe dominante conforme Karl Marx e Friedrich Engels é capaz de fazer com que seus interesses dominem o pensamento das pessoas na relação de classes e nas relações de produção, que alicerça no meio da classe trabalhadora indivíduos que colaboram para manter a ideologia dominante. O presente trabalho também contou com uma pesquisa de campo, no qual foram entrevistados professores do sistema prisional do Estado de São Paulo para averiguar se mesmo diante do sistema vigente eles possuem consciência do trabalho que realizam e se suas práticas são voltadas ao seu público alvo nos ambientes prisionais para colaborar para a ressocialização. A coleta de dados, autorizada pelo número do CAAE: 73747423.1.0000.5547, realizou-se por meio das entrevistas estruturadas com uma pequena amostra e estudo de caso, em que se fortaleceu tal argumento, que levou em consideração a análise do conteúdo do discurso dos professores e como a partir de suas vivências nas salas de aulas das unidades prisionais eles conseguem aplicar práticas de ensino que colaboram para a ressocialização dos alunos privados de liberdade. A pesquisa trouxe como principais resultados diante da análise do conteúdo do discurso dos professores, que mesmo frente aos problemas enfrentados pelo sistema, tais profissionais se debruçam para garantir boas práticas pedagógicas e ir contra o pensamento da ideologia dominante, resgatando no aluno privado de liberdade o acesso à uma educação mais humana.
Abstract: The present research aims to analyze whether the teaching practices used by teachers and their speeches in prison units can contribute to the resocialization process. The justification was that teaching work in prison units can contribute to the resocialization process, fulfilling its social role as an institution. The present work has academic relevance from the perspective of looking at the education of young adults in prison environments, being an existing modality that belongs to our society. To make this possible, we used the methodology of bibliographical review, which shows in Michel Foucault's thought how prison emerges in the contemporary world and how it starts to manipulate and train the bodies subjected there through a disciplinary regime that acts and favors the capitalist system of production. However, when dealing with education within the penitentiary system, we are dealing with two strong institutions of the ideological state apparatus, as stated by Althusser, present in our capitalist society, and how these institutions end up reproducing the ideology of the dominant class, by producing and reproducing individuals capable of work and production relations, according to Bourdieu and Passeron. The ideology of the dominant class according to Karl Marx and Friedrich Engels is capable of making its interests dominate people's thinking in class relations and production relations, which establishes individuals among the working class who collaborate to maintain the dominant ideology. The present work also included field research, in which teachers from the prison system of the State of São Paulo were interviewed to find out whether, despite the current system, they are aware of the work they carry out and whether their practices are aimed at their target audience in prison environments to contribute to resocialization. Data collection authorized by CAAE number: 73747423.1.0000.5547, was carried out through structured interviews with a small sample and case study, in which this argument was strengthened, which took into account the analysis of the content of the teachers' speech and how, based on their experiences in the classrooms of prison units, they are able to apply teaching practices that contribute to the resocialization of students deprived of their liberty. The research brought as main results in the analysis of the content of the teachers' speech, that even in the face of the problems faced by the system, these professionals strive to guarantee good pedagogical practices and go against the thinking of the dominant ideology, rescuing in the student deprived of freedom the access to a more humane education.
Descrição: Acompanha produto educacional: "E-book de possibilidades de atuação política-pedagógica da EJA nas unidades prisionais"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34340
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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