Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAriza, Vanessa Cristina-
dc.date.accessioned2024-08-08T15:20:06Z-
dc.date.available2024-08-08T15:20:06Z-
dc.date.issued2024-07-01-
dc.identifier.citationARIZA, Vanessa Cristina. Ações para multiplicar o ensino de libras com pessoas egressas do magistério no norte pioneiro do paraná por meio de videoconferência. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34363-
dc.descriptionAcompanha produto educacional: "Ações para multiplicar o ensino de libras com pessoas egressas do magistério no norte pioneiro do Paraná por meio de videoconferência"pt_BR
dc.description.abstractInitially this research aims to increase the number of people fluent in the Brazilian Sign Language (Libras) in differente social envionments, so that deal people feel included, they attend all spaces: schools, hospitals, pharmacies, supermarkits, among others, however they do not there are people prepared to communicate. As a problem, it was limited to thinking: How to multiply the learning and use of Libras in society through videoconferencing? This investigation aims to multiply the teaching of Libras with teaching graduates through training, which aims to dupen the teaching of this language for multiplication. This research is considered mixed, as it integrates quantitative and qualitative methods. Starting from the training experience in a Secondary Level Technical-Professional Course that trains teachers (Teaching), the graduates demonstrated an interest in continuing contact with the language through continued training, through this learning, it becomes possible to expand the communication between deaf and hearing people who are in the areas where these graduates work. To this end, we began with individual interviews, which recived invitations by email with the syllabus. Seven meetings were held through the Google MEET platform and the eighth was in person, as the need to conclude in person was felt, thus filling in gaps left over from the distance meetings. On that day when the graduates were in person, the final questionnaire was administered, to compare the answers in the initial interview with the ideas developed during the meetings. These meetings, which had the initial purpose of training, turned into a “collaborative community”, due to the richness of the participants’ contributions, the data collected in this investigation were treated using content analysis and thus arriving at the main results, in order to contribute effectively within society, making more hearing people able to communicate with deaf people.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectLingua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSurdos - Meios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectBrazilian sign languagept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDeaf - Means of communicationpt_BR
dc.subjectDeaf - Educationpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleAções para multiplicar o ensino de libras com pessoas egressas do magistério no norte pioneiro do Paraná por meio de videoconferênciapt_BR
dc.title.alternativeActions to multiply the teaching of libras with people teaching graduates in the pioneering north of Paraná through videoconferencept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA princípio esta pesquisa pretende ampliar os fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos diversos ambientes sociais, para que as pessoas surdas se sintam incluídas, elas frequentam todos os espaços: escolas, hospitais, farmácias, supermercados, entre outros, no entanto não existem pessoas preparadas para se comunicar. Como problema então delimitou-se em pensar: Como multiplicar a aprendizagem e o emprego da Libras na sociedade por meio de videoconferências? Esta investigação tem por objetivo multiplicar o ensino da Libras com egressas do magistério com uma formação, esta, visa aprofundar o ensino desta Língua para a multiplicação. A presente pesquisa é considerada mista, pois integra os métodos quantitativos e qualitativos. Partiu-se da experiência formativa em Curso Técnico-Profissional de Nível Médio que forma professores (Magistério), as egressas demonstraram interesse em continuar o contato com a língua, com o aprendizado que será adquirido na formação, torna-se possível ampliar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes que se encontram nas áreas de atuação dessas egressas. Para tanto, iniciou-se com entrevistas individuais, essas receberam os convites por e-mail com a ementa. Foram realizados sete encontros utilizando como recurso a plataforma Google MEET. O oitavo encontro foi presencial, pois sentiu-se a necessidade de finalizar assim, preenchendo lacunas que ficaram dos encontros à distância, nesse dia em que as egressas estiveram presencialmente foi aplicado o questionário final, para comparar as respostas na entrevista inicial com as ideias amadurecidas no decorrer dos encontros. Esses encontros que tiveram como intuito inicial uma formação, transformou-se em uma “comunidade colaborativa”, devido a riqueza nas contribuições das participantes, os dados coletados nessa investigação foram tratados utilizando a análise dos conteúdos e assim chegando nos principais resultados, de modo a contribuir efetivamente dentro da sociedade, fazendo com que mais pessoas ouvintes consigam se comunicar com as pessoas surdas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3473-0530pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047973109020729pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bondarik, Roberto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6263028023417758pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Fernanda Peres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000605216639909pt_BR
dc.contributor.referee3Prais, Jacqueline Lidiane de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5351398531043105pt_BR
dc.contributor.referee4Bondarik, Roberto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6263028023417758pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acoesmultiplicalibrascomegressas.pdf11,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaoegressaslibras_produto.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons