Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Georgete Cristiane Haas de-
dc.date.accessioned2024-08-22T13:00:08Z-
dc.date.available2024-08-22T13:00:08Z-
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.citationPAULA, Georgete Cristiane Haas de. O ensino da matemática sob o enfoque da aprendizagem criativa na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34549-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Manual CRIEM PG UTFPRpt_BR
dc.description.abstractThis research intents to take a theoretical-practical look at the teaching of mathematics in the early years, more specifically in a Kindergarten V class in the public school system of the city of Ponta Grossa, Paraná. Much is discussed and debated about the needs and importance of a playful, grounded, up-to-date teaching that provides students with full creative development. Thus, the possible contributions of the creative learning methodology in mathematics classes were analyzed here. As the main theoretical contribution, the creative learning spiral and the theories that make up this way of guiding teaching were used. We considered what some official documents say, such as the LDB, the BNCC, the RCNEI, among others. Concepts such as the microworld also appear as support for the methodology proposed here, studied and analyzed. As for the methodology, it is possible to say that the approach is qualitative, the nature is applied, the objectives permeate the descriptive research, as for the procedures, it is action research. The results are positive, since the mathematical concepts that were proposed through the activity of the fair were achieved. The students were able to understand the equivalences, the sum, and the social context of the fair.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAdiçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAdditionpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectCreative activities and seat workpt_BR
dc.titleO ensino da matemática sob o enfoque da aprendizagem criativa na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of mathematics under the focus of creative learning in early childhood educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo lançar um olhar teórico-prático sobre o ensino da matemática nos anos iniciais, mais especificamente em uma turma de Infantil V, da rede pública de ensino da cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Muito se discute e debate acerca das necessidades e da importância de um ensino lúdico, embasado, atualizado e que proporcione aos alunos o pleno desenvolvimento criativo. Deste modo, analisou-se aqui, as possíveis contribuições da metodologia de aprendizagem criativa nas aulas de matemática. Como aporte teórico principal utilizou-se da espiral de aprendizagem criativa e das teorias que compõe esta forma de pautar o ensino. Levou-se em consideração o que dizem alguns documentos oficiais, como a LDB, a BNCC, o RCNEI, entre outros. Conceitos como o de micromundo também aparecem como suporte à metologia aqui proposta, estudada e analisada. Quanto à metodologia, é possível dizer que a abordagem é a qualitativa, a natureza figura-se como aplicada, os objetivos permeiam a pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa-ação. Os resultados são positivos, uma vez que, os conceitos matemáticos propostos por meio da atividade da feira, foram alcançados. Os alunos puderam compreender as equivalências, a soma e o contexto social da feira.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2968-0447pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135935719794573pt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Elaine da Silva-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9224-3955pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592273228756518pt_BR
dc.contributor.referee3Aires, João Paulo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4367-9901pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5120480868145385pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinomatematicaaprendizagemcriativa.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinomatematicaaprendizagemcriativa_produto.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons