Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34822
Título: Marcas com propósito: redesign de identidade visual de brechó para ressignificação de peças e valores
Título(s) alternativo(s): Purpose brands: visual identity redesign of thrift store to resignification of parts and values
Autor(es): Carvalho, Laís Poloni
Orientador(es): Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier
Palavras-chave: Moda
Bazares
Marca de produtos
Indústria têxtil
Economia circular
Fashion
Bazaars (Markets)
Brand name products
Textile industry
Circular economy
Data do documento: 2-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARVALHO, Laís Poloni. Marcas com propósito: redesign de identidade visual de brechó para ressignificação de peças e valores. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O consumo de moda é uma realidade e vai além da necessidade tendo um papel importante na construção das identidades pessoais; por meio da moda é possível se posicionar e se diferenciar perante a sociedade, o que a torna tão importante. A indústria da moda é vista como uma das maiores do mundo, mas seu modelo de produção linear – em escala rápida e que segue a lógica do descarte – têm perdido espaço gradativamente para práticas ecológicas e circulares, que respeitam as pessoas e a natureza. Surgem então, novas ideias e meios de produção ligados à pauta ambiental, que ganham cada vez mais visibilidade devido às crises enfrentadas atualmente pelo mundo todo. A inovação pensada na redução dos impactos se faz necessária, assim como a consciência social da produção, consumo e descarte. A relação entre moda e sustentabilidade está cada vez mais presente e a razão está na influência da internet, das mídias digitais e da geração Z, que estão com olhar cada vez mais crítico para a procedência e o uso cotidiano da moda. O objetivo do presente trabalho foi contribuir nos estudos relacionados à marca e identidade visual no processo de conscientização do consumo de moda e de motivações para práticas econômicas circulares. Objetivou-se fomentar as discussões dos processos de escolha e aceitação de marcas nos contextos atuais, salientando a necessidade de trabalhar alinhado à propósitos sustentáveis e humanizados, usando como objeto de pesquisa o redesign da identidade visual e a criação de um manual de marca para o brechó online Antiquetas. A empresa Antiquetas está focada na venda de peças de roupas e acessórios vintage por meio da internet e pretende ampliar os canais de atuação futuramente com um site próprio. Com a pretensão de crescimento percebeu-se que a marca não possuía uma identidade concisa, o que atrapalhava o posicionamento e aproximação do público. Na pesquisa, buscou-se entender as motivações de consumo de moda, seus impactos e as movimentações existentes acerca de produções e consumo responsáveis, por meio do consumo crítico e da economia circular. Realizou-se uma pesquisa investigativa sobre a atuação dos brechós em algumas localidades e sua relação com a pandemia de COVID 19, a fim de compreender melhor o público-alvo e modelo de negócio. Os procedimentos metodológicos do projeto compreenderam três fases amplas: problematização, concepção e especificação. Como resultado desse trabalho desenvolveu-se além da monografia, que inclui fundamentação teórica e estudo de caso, um Manual de Identidade Visual da marca “Antiquetas”, vislumbrando reposicioná-la nas redes sociais e fortalecendo-a no conceito de consumo consciente e circularidade.
Abstract: Fashion consumption is a reality and goes beyond necessity, playing an important role in the construction of personal identities; through fashion it is possible to make a statement and differentiate oneself in a society, which makes it só important. The fashion industry is seen as one of the largest in the world, but its linear production model – on a fast scale and following the logic of disposal – have gradually lost space to ecological and circular practices that respect people and nature. Then, new ideas and means of production related to the environmental agenda appear, which gain more and more visibility due to the crises currently faced by the whole world. Innovation designed to reduce impacts is necessary, as well as social awareness of production, consumption and disposal. The relationship between fashion and sustainability is increasingly present and the reason is the influence of the internet, digital media and Generation Z, who are looking increasingly critically at the origin and everyday use of fashion. The aim of this work was to contribute to studies related to branding and visual identity in the process of raising awareness of fashion consumption and motivations for circular economic practices. The objective was to encourage discussions on the processes of choosing and accepting brands in current contexts, highlighting the need to work in line with sustainable and humanized purposes, using as a research object the redesign of the visual identity and the creation of a brand manual for the online thrift store Antiquetas. The company Antiquetas is focused on selling vintage clothing and accessories through the internet and intends to expand its operating channels in the future with its own website. With the intention of growth, it was noticed that the brand did not have a concise identity, which hindered the positioning and approach of the public. In the research, we sought to understand the motivations for fashion consumption, its impacts and the existing movements regarding responsible production and consumption, through critical consumption and the circular economy. An investigative research was carried out on the role of thrift stores in some locations and their relationship with the COVID 19 pandemic, in order to better understand the target audience and business model. The project’s methodological procedures comprised three broad phases: problematization, conception and specification. As a result of this work, in addition to the monograph, which includes theoretical foundations and a case study, a Visual Identity Manual for the “Antiquetas” brand was developed, with a view to repositioning it in social networks and strengthening it in the concept of conscious consumption and circularity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34822
Aparece nas coleções:CT - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
redesignidentidadevisualbrecho.pdf21,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons