Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Rudolph dos Santos Gomes-
dc.date.accessioned2018-10-18T15:39:11Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-10-18T15:39:11Z-
dc.date.issued2011-02-24-
dc.identifier.citationPEREIRA, Rudolph dos Santos Gomes. O ajuste de funções à luz da modelagem matemática. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3515-
dc.description.abstractIn this paper we analyze the mathematical modeling as a teaching strategy and learning adjustment functions where present mathematical modeling activities developed in the course Introduction to Mathematical Modelling, with graduating students of the Bachelor of Mathematics from the State University of Northern Parana - Campus Cornelio Procopio on intention to use mathematical modeling as a strategy for teaching and learning of mathematics in accordance with the trends proposed by the Mathematics Education. The research is applied and qualitative interpretative nature. Data collection for the survey was conducted during the UTFPR-PG activities and held in a classroom in UENP-CP, through extra-mathematical activity. The activity undertaken involved the analysis of social problems, group work and exchange of information between students and teacher in search of solution of these problems using mathematical concepts through mathematical modeling. During the implementation of the project we can see the students' interaction with others and with the problems suggested for the activity. At the end of the activities it was felt that students contextualize the mathematical content in everyday situations, dialogue, student / student and student / teacher collaboration in the interpretation and understanding of certain concepts in determining the model for calibration of equipment which allows them to learn mathematics a practical and enjoyable, which shows that mathematical modeling is a strategy for teaching and learning that can contribute to the learning of mathematics. Upon completion of this research, presents an educational booklet with the development of an extra-mathematical design for teaching and learning functions adjustment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.titleO ajuste de funções à luz da modelagem matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe adjustment function in the light of mathematical modellingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho analisa-se a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de ajuste de funções onde apresento atividades de Modelagem Matemática desenvolvida na disciplina de Introdução à Modelagem Matemática, com alunos formandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio na intenção de utilizar a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática de acordo com as tendências propostas pela Educação Matemática. A pesquisa realizada é aplicada e qualitativa de cunho interpretativo. A coleta dos dados para a pesquisa foi realizada durante atividades na UTFPR-PG e realizada em sala de aula na UENP-CP, por meio de atividade extra-matematica. A atividade desenvolvida envolveu análise de problemas sociais, o trabalho em grupo e a troca de informações entre alunos e professor na busca da solução destes problemas utilizando conceitos matemáticos por meio da Modelagem Matemática. No decorrer da aplicação do projeto pode-se perceber a interação dos alunos com os demais e com os problemas sugeridos para atividade. No final das atividades percebeu-se que os alunos contextualizam os conteúdos matemáticos em situações cotidianas, o diálogo discente/discente e docente/discente colabora na interpretação e entendimento de determinados conceitos na determinação do modelo de calibração do equipamento o que os permite aprender de Matemática de forma prática e prazerosa, o que demonstra que a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino e aprendizagem que pode contribuir para o aprendizado de Matemática. Ao final desta pesquisa, apresenta-se um caderno pedagógico com o desenvolvimento de um projeto extra-matemático para o ensino e aprendizagem de ajuste de funções.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3796193323524023pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Guataçara dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5026078100746374pt_BR
dc.contributor.referee1Hein, Maria Salett Biembengut-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee3Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.referee4Santos Junior, Guataçara dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_ Pereira, Rudolph dos Santos Gomes_2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
541,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.