Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSzumski, Eliana Guimaraes-
dc.date.accessioned2018-10-18T15:53:04Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-10-18T15:53:04Z-
dc.date.issued2011-02-17-
dc.identifier.citationSZUMSKI, Eliana Guimarães. A bandeira nacional na medida certa: um olhar para o ensino contextualizado de geometria. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3518-
dc.description.abstractThis paper aims to present contextualized methodological strategies which focus at improving the teaching and learning of geometry. For that, it has been developed an applied and interpretive qualitative research with students from the 8th grade of elementary school in the city of Ponta Grossa, Parana, in 2009. It has been started from a contextualization with the National Flag of the Federative Republic of Brazil for the students to construct meaning, raise their prior knowledge, make inferences, comparisons, simulations, and value judgments, as well to use geometric knowledge to perform the reading and representation of reality and act over it. Throughout this process, in order to collect data it has been used school records, reports and pictures of students doing the activities and showing their results. The main conclusions obtained in this study were: a) a contextualized geometry teaching contributes to the students to produce meaning to the geometric content, b) the students demonstrated to become more aware that the mathematics related to geometry is present in things of the everyday. It is expected that this study contribute to the rupture of the formalistic character that pervades the study of geometry. From this research it was developed a textbook about the history and geometry in the flag of Brazil for teachers and students who seek to broaden their knowledge regardless of their formation area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBandeiraspt_BR
dc.subjectSchool childrenpt_BR
dc.subjectGeometry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFlagspt_BR
dc.titleA bandeira nacional na medida certa: um olhar para o ensino contextualizado de geometriapt_BR
dc.title.alternativeThe national flag for just the right touch: a look at the contextual teaching geometrypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo apresentar estratégias metodológicas contextualizadas que visem à melhoria do ensino-aprendizagem de geometria. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa aplicada e interpretativa com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da cidade de Ponta Grossa, Paraná, em 2009. Partiu-se de uma contextualização com a Bandeira Nacional da República Federativa do Brasil para que os alunos construíssem significados, mostrassem seus conhecimentos prévios, fizessem inferências, comparações, simulações e julgamento de valor, bem como utilizassem o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. Nessa caminhada, para a coleta de dados utilizaram-se registros das aulas, relatos e figuras dos alunos fazendo as atividades e mostrando os resultados das mesmas. As principais conclusões obtidas na realização deste trabalho foram: a) ensinar geometria de forma contextualizada contribui para que os alunos possam produzir significados aos conteúdos geométricos; b) os alunos pareceram ter mais consciência de que a matemática relacionada à geometria se encontra presente no dia a dia. Espera-se com este estudo contribuir para a ruptura do caráter formalista que impregna o estudo da geometria. A partir desta pesquisa desenvolveu-se um manual didático sobre a história e a geometria presente na Bandeira do Brasil para professores e estudantes que buscam ampliar seu conhecimento independente de sua área de formação.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7577193626910795pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.contributor.referee1Stadler, Rita de Cássia da Luz-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee3Perez, Marlene-
dc.contributor.referee4Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Szumski, Eliana Guimarães_2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.