Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jhenyson Thiago dos-
dc.creatorMosele, Robson Cristhyan-
dc.date.accessioned2024-10-25T17:52:59Z-
dc.date.available2024-10-25T17:52:59Z-
dc.date.issued2021-08-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Jhenyson Thiago dos; MOSELE, Robson Cristhyan. Desenvolvimento de proposta de metodologia para formalização de conhecimento tácito. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35258-
dc.description.abstractMany of the individual and organizational knowledge – especially in mechanical engineering and related areas, are constituted on the tacit form, which are in the mind of all people and is related to the practical experiences of the individual, contributing considerably to the capacity interpretation and analysis of a particular aspect or situation. However, this characteristic makes tacit knowledge hard to be articulated and replicated without an appropriate mechanism to facilitate its capture and formalization. Thus, this work presents a proposal for a methodology for formalizing tacit knowledge, looking forward to facilitate its dissemination in teaching-learning environments. To develop this objective, the theoretical-practical methodological approach was used with the help of the Scrum framework to synthesize the observations considered. The methodology developed here and called Tácito em Tela, consists of a structure composed of six steps for organizing and planning the content, helped by a checklist developed by the team, in order to systematize the dissemination of such knowledge, thus facilitating the process of capture, formalization and distribution of it. According to the experiment tested by the authors, it was observed that the proposed methodology is easy to apply and promotes immediate positive results, both for the disseminator and for the learner. Finally, it can be said that the objective listed above was achieved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectMechanical engineering - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de proposta de metodologia para formalização de conhecimento tácitopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a proposed methodology for formalizing tacit knowledgept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoMuito do conhecimento individual e organizacional – principalmente em áreas de engenharia mecânica e correlatas, se constitui na forma tácita, a qual, por sua vez, está na mente de todas as pessoas e relaciona-se às experiências práticas do indivíduo, contribuindo consideravelmente à capacidade de interpretação e análise sobre determinado aspecto ou situação. Contudo, tal característica subjetiva faz do conhecimento tácito difícil de ser articulado e replicado sem um mecanismo apropriado para facilitar sua captação e formalização. Desta forma, neste trabalho é apresentada uma proposta de metodologia para formalização do conhecimento tácito, visando facilitar a disseminação do mesmo em ambientes de ensino-aprendizagem. Para desenvolvimento desse objetivo, foi empregada a abordagem metodológica teórico-prática com o auxílio do framework Scrum para sintetização das observações realizadas. A metodologia aqui desenvolvida e denominada Tácito em Tela, consiste de uma estrutura composta de seis etapas para organização e planejamento do conteúdo, com o auxílio de um checklist desenvolvido pela equipe, de modo a sistematizar a disseminação de tal conhecimento, facilitando assim o processo de captação, formalização e distribuição do mesmo. Desta forma, conforme experimento realizado, observou-se que a metodologia proposta é de fácil aplicação e promove resultados imediatos positivos, tanto para o disseminador quanto para o aprendiz. Por fim, pode-se afirmar que o objetivo elencado anteriormente foi atingido.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cziulik, Carlos-
dc.contributor.referee1Cziulik, Carlos-
dc.contributor.referee2Lima, Adriano Araujo de-
dc.contributor.referee3Germer, Eduardo Matos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiaformalizacaoconhecimentotacito.pdf3,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons