Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Adriane Dall' Acqua de-
dc.date.accessioned2018-10-18T16:31:02Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-10-18T16:31:02Z-
dc.date.issued2010-07-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Adriane Dall’ Acqua de. Músicas e imagens: recursos de mídia como ferramenta para o ensino de ciências e biologia. 2010. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3525-
dc.description.abstractThis dissertation presents a suggested methodology of teaching using music and images to produce video clips for teaching Science and Biology. The research was qualitative, the dialectical method and participant observation. The routing methodology of Critical Pedagogy History, present in the State of Biology Curriculum Guidelines of the State of Paraná, was used in analysis and planning activities. The objective was to propose a methodology to use technological resources of music and image in the process of teaching and learning of biology, describing mechanisms for instrumentalize teachers for using these technological resources, identifying technical and scientific terms the lyrics and pictures everyday as a learning tool. The subjects involved in this study were students in the 2nd year of high school night of a college's state schools, Ponta Grossa - Paraná. Data were collected from semi-structured questionnaires, video recordings and photographic records. As a final product, was a handbook to help teachers to produce video clips as a tool in the learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectImagens na educaçãopt_BR
dc.subjectMultímidia interativapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMusic in educationpt_BR
dc.subjectPictures in educationpt_BR
dc.subjectInteractive multimediapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.titleMúsicas e imagens: recursos de mídia como ferramenta para o ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.title.alternativeMusic and images: media as a tool for teaching science and biologypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma sugestão de metodologia de ensino utilizando música e imagens para produção de vídeoclips para o ensino de Ciências e Biologia. A pesquisa foi qualitativa, o método dialético e observação participante. O encaminhamento metodológico da Pedagogia Histórico Crítica, presente na Diretriz Curricular Estadual de Biologia do Estado do Paraná, foi utilizada no planejamento e análise das atividades. O objetivo deste trabalho foi propor uma metodologia para utilização dos recursos tecnológicos de música e imagem no processo de ensino-aprendizagem de Biologia, descrevendo mecanismos para instrumentalizar docentes para o uso destes recursos tecnológicos; identificando termos técnicos e científicos nas letras das músicas e imagens cotidianas, como ferramenta de aprendizagem. Os sujeitos envolvidos neste trabalho foram alunos do 2º ano do Ensino Médio noturno de um colégio da rede estadual de ensino, de Ponta Grossa - Paraná. Os dados foram coletados a partir de questionários semi-estruturados, filmagens e registros fotográficos. Como produto final, foi elaborado um manual para auxiliar os professores a produzir vídeoclips como ferramenta no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303780611107003pt_BR
dc.contributor.advisor1Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6457056051910603pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rocha, Dalva Cassie-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7443595428442247pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Morales, Angélica Gois Müller-
dc.contributor.referee3Rocha, Dalva Cassie-
dc.contributor.referee4Francisco, Antonio Carlos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Oliveira, Adriane Dall’ Acqua de_2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
6,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.