Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Débora Barni de-
dc.date.accessioned2018-10-19T12:12:47Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-10-19T12:12:47Z-
dc.date.issued2009-11-18-
dc.identifier.citationCAMPOS, Débora Barni de. Uma contribuição didática do uso do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: um estudo de caso no curso de Tecnologia Mecânica na modalidade Produção Industrial de Móveis da UDESC - Planalto Norte. 2009. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3532-
dc.description.abstractThis dissertation presents a suggestion of using the pedagogy methodology with playful appeal to the teaching of organic chemistry in higher education. The theoretical framework guiding this study is the Theory of Meaningful Learning by David Ausubel and the Theory of Social-Interactionist by Vigotsky. It was performed a comparative research between expositive methodology and playful-educational methodology, with the development of playful kit innovated of the games: ''Organic Chemistry Domino'', ''Organic Chemistry Game Board'', ''Macro Molecular Models'', and ''Organic Chemistry Memory''. 30 students from first degree of Mechanic Tecnology career of Santa Catarina University, of the Education Center of the Northern Plains, situated in São Bento do Sul - SC had participated of the experiments. The results showed the average improvement in the discipline in comparison to previous semesters in which expositive classes were given. It is concluded that the method of playful develops the autonomy granted to the development of subjectivity, expansion of the powers of initiative, creative ability, skill, teamwork, planning, assimilation and resolution of problems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectQuímica orgânica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectChemistry, Organic - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.titleUma contribuição didática do uso do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: um estudo de caso no curso de Tecnologia Mecânica na modalidade Produção Industrial de Móveis da UDESC - Planalto Nortept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma sugestão de uso da metodologia pedagógica do apelo lúdico, para o ensino de química orgânica na instrução superior. O referencial teórico norteador deste estudo é a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na Teoria Sócio Interacionista de Vigotsky. Foi realizada uma pesquisa comparativa entre a metodologia expositiva e a metodologia ludo educativa, com o desenvolvimento de um kit lúdico inédito dos jogos: “Dominó da Química Orgânica”, “Tabuleiro da Química Orgânica”, “Macro Modelos Moleculares” e “Memória da Química Orgânica”. Participaram dos experimentos 30 alunos da primeira fase de Tecnologia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina no Centro de Educação do Planalto Norte, localizado em São Bento do Sul/SC. Os resultados indicaram melhorias das médias na disciplina em comparação aos semestres letivos anteriores, em que foram ministradas aulas expositivas. Conclui se que o método lúdico desenvolve a autonomia, beneficia a elaboração da subjetividade, a ampliação da competência de iniciativa, capacidade criadora, habilidade de trabalho em equipe, planificação, assimilação e resolução de problemas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1435176314663404pt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Marcos Flávio Pádua Góes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2800070476479019pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mello, Renato de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5793305645797277pt_BR
dc.contributor.referee1Mello, Renato de-
dc.contributor.referee2Nolli, Dario-
dc.contributor.referee3Galera, Joscely Maria Basseto-
dc.contributor.referee4Moraes, Marcos Flávio Pádua Góes de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Campos, Débora Barni de_2009.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
6,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.