Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Vinicius-
dc.date.accessioned2018-10-19T12:19:40Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-10-19T12:19:40Z-
dc.date.issued2009-06-03-
dc.identifier.citationMACHADO, Vinicius. Problemas geradores de discussões: uma proposta para a disciplina de física nos cursos de engenharia. 2009. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3533-
dc.description.abstractIn this work we tried, to verify the effects of the DGP Methodology, (Discussion Generator Problems) about the process of the academic formation of the student of Engineering through his endeavor in the Physics teaching. That Methodology was built with the objective of searching a new pedagogical way, in order to allow Physics teaching to give a bigger contributing role in the student education process, the future engineer. To build the methodology, we searched orientation through studies about the NCGs (National Curricula Guidelines) of the Engineering courses, educational principles of the STS focus (Science, Technology and Society) and about works which propose the teaching development based on Problem Solving. In the research, three DGP activity applications occurred. The discussions that occurred with the application of PGDs were intermediated by the teacher according to a technique called Focus Group or Group Discussions. The data collecting occurred through the reports delivered by the students when they solved the DGPs. The collected information passed through a qualitative analysis, following the guidelines of the Content Analysis methods. The results obtained allowed us to conclude that the DGP Methodology fulfills the purposes to which it was built. The use of the DGP Methodology promoted a greater participation of the students in the process of their academic accomplishments, with the fulfillment of new learning activities and the utilization of different area knowledge, integrated to the search of answer/solution to questions/questionings contained in the DGPs. The students also started to work in groups to do researches, to confront ideas, to make, propose and exercise their abilities in elaborate/describe/practice experimental procedures, putting in evidence theoretical knowledge. They started to relate technology to social and environmental matters, using those relations to ponder, analyze or evaluate impacts caused by the use of different processes, procedures or technological products. As a final product, presents a guide to development and implementation of methodology DGP.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEngineering - Study and teachingpt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.titleProblemas geradores de discussões: uma proposta para a disciplina de física nos cursos de engenhariapt_BR
dc.title.alternativeDiscussion generator problems: a proposition for physics teaching in engineering coursespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoBuscou-se, por meio desse trabalho, verificar os efeitos da Metodologia PGD (Problemas Geradores de Discussões), sobre o processo de formação acadêmica do aluno de Engenharia por meio de sua aplicação no ensino de Física. A Metodologia PGD foi construída com o objetivo de buscar um novo caminho pedagógico a fim de permitir ao ensino da Física dar uma maior parcela de contribuição no processo de formação do aluno, futuro engenheiro. Para construir a Metodologia, buscaram-se orientações por meio de estudos sobre as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia), princípios educacionais do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre trabalhos que propõem o desenvolvimento de ensino baseado na Resolução de Problemas. Na pesquisa ocorreram três aplicações de atividades PGDs (elaboradas de acordo com a Metodologia PGD). As discussões que ocorreram junto às aplicações dos PGDs foram intermediadas pelo professor de acordo com uma técnica intitulada Grupo Focal ou Grupo de Discussões. A coleta de dados ocorreu por meio do recebimento de relatórios entregue pelos alunos ao resolver os PGDs. As informações coletadas passaram por uma análise qualitativa, seguindo as orientações do método Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos permitiram concluir que a Metodologia PGD cumpre com os propósitos para os quais foi construída. O uso da Metodologia PGD promoveu uma maior participação dos alunos no processo de sua formação acadêmica com a realização de novas atividades de aprendizagem e a utilização de conhecimentos de diferentes áreas, integrados para a busca da solução/respostas às questões/questionamentos contidos nos PGDs. Os alunos passaram também a trabalhar em grupo, realizar pesquisas, confrontar idéias, realizar, propor e exercitar suas habilidades em elaborar, descrever e colocar em prática procedimentos experimentais, potencializando conhecimentos teóricos. Passaram a relacionar tecnologia a questões sociais e ambientais, utilizando-se dessas relações para refletir, analisar ou avaliar impactos causados pelo uso de diferentes processos, procedimentos ou produtos tecnológicos. Como produto final, apresenta-se um manual para elaboração e aplicação da Metodologia PGD.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3818942585373006pt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Marco Antonio-
dc.contributor.referee2Garcia, Nilson Marcos Dias-
dc.contributor.referee3Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.referee4Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Machado, Vinicius_2009.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.