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Título: Linha Braille: contribuições para maior acessibilidade às informações verbais pelos alunos com surdocegueira
Título(s) alternativo(s): Refreshable Braille display: contributions to greater access to verbal information by students with deaf-blindness
Autor(es): Tino, Cynthia Lanzoni Costa
Orientador(es): Rosa, Vanderley Flor da
Palavras-chave: Braille (Sistema de escrita)
Tecnologia da informação
Educação especial
Surdos
Cegos
Braille
Information technology
Special education
Deaf
Blind
Data do documento: 23-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: TINO, Cynthia Lanzoni Costa. Linha Braille: contribuições para maior acessibilidade às informações verbais pelos alunos com surdocegueira. 2018. 245 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) caracterizam-se como ferramentas essenciais no atendimento de alunos com surdocegueira, uma vez que, inseridas na intervenção pedagógica, podem contribuir favoravelmente à permanência destes no contexto educacional. As novas tecnologias são realidade no contexto escolar, no entanto, em sua maioria, encontram-se subutilizadas, devido à falta de conhecimento e confiança dos profissionais da educação em relação ao uso destes recursos. Entretanto, muitos são os desafios enfrentados por estes docentes, em especial os instrutores mediadores, que possuem a função de promover a comunicação das pessoas com surdocegueira, no meio que estão inseridas. Os ajustes necessários quanto aos apoios à comunicação, devem ser considerados pelas instituições escolares, visto que a carência destes apoios, se dá como barreira comunicacional, pois privam os alunos com surdocegueira dos conhecimentos repassados e causam prejuízos no processo de ensino e aprendizagem. A falta de preparação por parte dos especialistas em educação especial, quanto ao uso da tecnologia Linha Braille, constitui um impedimento para inserção da mesma. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo principal, a devida preparação de professores especialistas em educação especial, para a tomada de confiança por meio da instrumentalização e habilitação, com vistas à inserção da Linha Braille na intervenção pedagógica de alunos com surdocegueira, que se encontram inclusos no contexto escolar. Foram adotadas como modalidades as pesquisas bibliográficas e de campo, com abordagem qualitativa. A fundamentação teórica deste estudo baseia-se em referenciais teóricos como: Mec (2010), Nicholas (2011), Baptista (2000) e Kenski (2007). Os participantes dessa pesquisa foram professores especialistas em educação especial, de quatro instituições diferentes, localizadas na região sul e centro-oeste do Brasil. Mediante esforços empreendidos durante o percurso de pesquisa e objetivos traçados desde o início da investigação, foi possível verificar que os mesmos foram alcançados e trouxeram resultados na prática pedagógica, a partir de um manual didático elaborado para instrumentalização e habilitação dos especialistas em educação especial, a fim de que servisse como suporte pedagógico, com o intuito de torná-los confiantes para inserção da Linha Braille em seu contexto escolar.
Abstract: Information and Communication Technologies (ICT) are essential tools for serving students with deaf-blindness, given that when included in the pedagogic process, they can contribute favorably to retaining these students in the educational context. New technologies are a reality in the school context, but for the most part, they are underutilized due to a lack of knowledge of, and confidence in the use of these resources among education professionals. Nonetheless, there are many challenges faced by these educators – especially intervening instructors, who are tasked with promoting communications with people with deaf-blindness – in the world in which they are inserted. The adjustments needed, in terms of communication support, should be taken into consideration by educational institutions, given that the lack of these kinds of support create communication barriers, as they deprive students with deaf-blindness from accessing the imparted knowledge and jeopardize the teaching and learning process. The lack of training for special education specialists, such as in the use of refreshable braille displays, hinders the use of this equipment. Thus, the main objective of this study is the proper training of teachers specializing in special education, enabling them to become more confident in the use of refreshable braille displays, by providing the tools and training that will enable them to use the technology in their teaching practice with students with deaf-blindness. The methods used in this study were bibliographic research and field studies with a qualitative approach. The theoretical foundations of this study include: Mec (2010), Nicholas (2011), Baptista (2000), and Kenski (2007). The study subjects were teachers specializing in special education at four different institutions in the South and Central West regions of Brazil. Through the efforts made during the study and the objectives established at the start of the investigation, it was found that these objectives were reached and brought results in the teaching practice, based on a teaching manual created to enable the training of special education specialists, to serve as pedagogical support, giving the teachers more confidence in using the refreshable braille display in their school environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3549
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