Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36545
Título: Proposta de ebook dinâmico e interativo para o ensino de função quadrática
Título(s) alternativo(s): Proposal of a dynamic and interactive ebook for teaching the quadratic function
Autor(es): Borba, Leonardo Costa de
Orientador(es): Adames, Márcio Rostirolla
Palavras-chave: Equações quadráticas - Estudo e ensino
Livros eletrônicos - Matemática
Multímidia interativa
Didática
Ensino - Meios auxiliares
Matemática - Estudo e ensino
Equations, Quadratic - Study and teaching
Electronic books - Mathematics
Interactive multimedia
Didatics
Teaching - Aids and devices
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 6-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BORBA, Leonardo Costa de. Proposta de ebook dinâmico e interativo para o ensino de função quadrática. 2025. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.
Resumo: Este trabalho desenvolve uma proposta de ebook interativo e dinâmico para o ensino de função quadrática para o ensino médio. A proposta é baseada nos princípios do uso de tecnologia, da interatividade, da análise dos desempenhos dos estudantes em testes de larga escala e recomendações baseadas nesses testes. O trabalho discorre sobre a forma como o ebook foi construído e a partir de que metodologias foi idealizado e estruturado. Como ferramenta para produção do material didático interativo, utilizamos uma linguagem de marcação chamada PreTeXt, que tem os recursos necessários para produzir materiais interativos, integrando ferramentas como o Desmos e o GeoGebra. Para o desenvolvimento metodológico, levamos em conta os erros e acertos dos estudantes na Prova Paraná, recomendações baseadas nos resultados do PISA, e documentos oficiais como a BNCC e Matrizes de Referência do SAEB, e fomos inspirados nas Metologias Ativas e direcionados pela Taxonomia de Bloom. Com este trabalho apresentamos uma proposta de ensino para os estudantes de uma geração nascida com a tecnologia, que não parece ter muito interesse em livros físicos e que está acostumada a interagir com o conteúdo informativo disponível na internet. O material proposto está disponível em: https://leonardocosbor.github.io/Fun-o-Quadr-tica/minimal-2.html (clique aqui).
Abstract: This work develops a proposal for an interactive and dynamic ebook for teaching quadratic functions in high school. The proposal is based on the principles of the use of technology, interactivity, analysis of student performance in large-scale tests and recommendations based on these tests. The work discusses how the ebook was constructed and based on what methodologies it was designed and structured. As a tool for producing interactive teaching material, we use a markup language called PreTeXt, which has the necessary resources to produce interactive materials, integrating tools such as Desmos and GeoGebra. For methodological development, we took into account students’ mistakes and successes in the Paraná Test, recommendations based on PISA results, and official documents such as the BNCC and SAEB Reference Matrices, and we were inspired by Active Methodologies and guided by Bloom’s Taxonomy . With this work we present a teaching proposal for students from a generation born with technology, who do not seem to have much interest in physical books and who are used to interacting with informational content available on the internet. The proposed material is available at: https://leonardocosbor.github.io/Fun-o-Quadr-tica/minimal-2.html (click here).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36545
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ebookdinamicofuncaoquadratica.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons