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dc.creatorShiinoki, Vanessa Garcia-
dc.date.accessioned2025-04-24T18:12:04Z-
dc.date.available2025-04-24T18:12:04Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationSHIINOKI, Vanessa Garcia. Frações na perspectiva de medição e a abordagem instrucional 4A: uma análise dos processos de raciocínio matemático manifestados por estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36652-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Frações na medida certa!"pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the mathematical reasoning processes manifested by 5th-grade elementary school students during the teaching of fractions from the measurement perspective, according to the 4A Instructional Approach. The data were collected over four lessons conducted in a class of 30 students from the 5th grade of elementary school in a municipal school located in the north of Paraná, Brazil, using Cuisenaire rods as a pedagogical resource. The proposed activities aimed to develop the concept of fractions from the measurement perspective, focusing on the multiplicative relationships between the rods, moving away from the traditional part-whole approach. The data collection included audio recordings of classroom interactions, students' written records, and the researcher's field journal notes. The analysis was guided by mathematical reasoning processes, based on the studies of Jeannotte and Kieran (2017). The results showed that the 4A Instructional Approach, combined with the use of Cuisenaire rods, supported the emergence of mathematical reasoning processes: comparison, conjecture, classification, justification, and generalization. It was found that the measurement perspective, by focusing on the multiplicative relationships between the rods, enabled students to identify equivalences, compare fractions with the same denominators, and explore properties such as commutativity. In addition to enhancing the understanding of the fraction concept, this approach encouraged the formulation and corroboration of hypotheses, promoting the connection between different mathematical representations. As a result of the research, an e-book was developed as an Educational Product, entitled "Fractions in the Right Measure!", aimed at teachers of Basic Education Mathematics. The e-book contains the planning of a didactic sequence focused on teaching fractions from the measurement perspective for the 5th elementary grade school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectMediçãopt_BR
dc.subjectPerspectivapt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectMeasurementpt_BR
dc.subjectPerspectivept_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.titleFrações na perspectiva de medição e a abordagem instrucional 4A: uma análise dos processos de raciocínio matemático manifestados por estudantes do 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeFractions from the measurement perspective and the 4A instructional approach: an analysis of the mathematical reasoning processes demonstrated by 5th grade elementar school studentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar os processos de raciocínio matemático manifestados por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental durante o ensino de frações, na perspectiva de medição, segundo Abordagem Instrucional 4A. Os dados foram produzidos ao longo de quatro aulas realizadas em uma turma com 30 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada no norte do Paraná/Brasil, e contou com o uso das barras de Cuisenaire como recurso pedagógico. As atividades propostas visaram o desenvolvimento do conceito de fração pela perspectiva de medição, ou seja, com foco nas relações multiplicativas entre as barras, distanciando-se da abordagem tradicional de fração como parte-todo. A coleta de dados incluiu gravações de áudio das interações em sala, registros escritos dos estudantes e anotações do diário de campo da pesquisadora. A análise foi orientada pelos processos de raciocínio matemático à luz dos estudos de Jeannotte e Kieran (2017). Os resultados evidenciaram que a Abordagem Instrucional 4A, associada ao uso das barras de Cuisenaire, favoreceu a manifestação dos processos de raciocínio matemático: comparação, conjectura, classificação, justificativa e generalização. Constatou-se que a perspectiva de medição, ao privilegiar as relações multiplicativas entre as barras, permitiu aos estudantes identificar equivalências, comparar frações com denominadores iguais e explorar propriedades como a comutatividade. Além de ampliar a compreensão do conceito de fração, essa abordagem estimulou a formulação e a corroboração de hipóteses, promovendo a articulação entre diferentes representações matemáticas. Como resultado da pesquisa, foi desenvolvido um e-book como Produto Educacional intitulado "Frações na medida certa!", destinado a professores que ensinam Matemática da Educação Básica, contendo o planejamento de uma sequência didática voltada ao ensino de frações pela perspectiva de medição para o 5º ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0003-1767-2006pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8843156076802147pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Zenaide de Fatima Dante Correia-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Elias, Henrique Rizek-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9660-7303pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1158460330500121pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Magna Natalia Marin-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3345230466557782pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2876710785262591pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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