Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36920
Título: Da teoria à prática: uma oficina didática para o ensino de ascaridíase
Autor(es): Wolaniuk, Isabela
Orientador(es): Karling, Leticia Cuccolo
Palavras-chave: Doenças parasitárias
Ascaríase
Educação sanitária
Estudantes do ensino fundamental
Parasitic diseases
Ascariasis
Health education
School children
Data do documento: 8-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: WOLANIUK, Isabela. Da teoria à prática: uma oficina didática para o ensino de ascaridíase. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: A oficina didática é uma estratégia de ensino que chama a atenção do estudante pois o torna o principal foco da aula. Ao considerar utilizá-la em sala de aula, o professor deve se atentar em baseá-la no tripé ação-reflexão-ação. Sendo a educação em saúde um desafio para docentes e um fator importante para a promoção da saúde como indivíduo e coletivo, a proposta da realização da oficina pedagógica com o tema ascaridíase pode auxiliar na construção de conceitos de forma coletiva, incentivando a criticidade e sua participação na sociedade. Assim, entendendo as estratégias de ensino e fazendo a utilização de modelos didáticos e sua importância, é possível alcançar o aprendizado de forma leve e efetiva. Dessa forma, foi realizado uma oficina didática em uma escola pública do município de Ponta Grossa (PR), com os 6º e 7º anos do ensino fundamental. O objetivo era conscientizar os discentes em relação à transmissão e prevenção da ascaridíase, além de avaliar a eficiência da oficina como estratégia escolar. A escolha dessa abordagem se justifica pela capacidade de engajar os alunos de forma ativa em seu próprio processo de aprendizado. Ao final do estudo foi observado que a oficina didática como estratégia pedagógica proporcionou uma experiência enriquecedora e eficaz no contexto da educação em saúde.
Abstract: The didactic workshop is a teaching strategy that captures students' attention as it makes them the main focus of the class. When considering using it in the classroom, the teacher should pay attention to basing it on the action-reflection-action triad. Given that health education is a challenge for educators and an important factor in promoting health both as individuals and collectively, the proposal to conduct a pedagogical workshop on the topic of ascariasis can help build concepts collectively, encouraging critical thinking and participation in society. Thus, understanding teaching strategies and using didactic models and their importance, it is possible to achieve learning in a light and effective way. In this way, a workshop was conducted in a public school in the city of Ponta Grossa, Brazil, with 6th and 7th graders in elementary school. The objective was to raise awareness among students regarding the transmission and prevention of ascariasis, as well as assessing the efficiency of the didactic workshop as a school strategy. The choice of this approach is justified by its ability to actively engage students in their own learning process. At the end of the study, it was concluded that the didactic workshop as a pedagogical strategy provided an enriching and effective experience in the context of health education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36920
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
teoriapraticaoficinaensinoascaridiase.pdf2,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons