Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37116
Título: | Implementação de componentes de software para visualização de dados na plataforma egressos |
Título(s) alternativo(s): | Implementation of software components for data visualization on the graduates platform |
Autor(es): | Suliani, Thiago Miguel |
Orientador(es): | Ranthum, Geraldo |
Palavras-chave: | Componente de software Visualização da informação Estudantes de pós-graduação Component software Information visualization Graduate students |
Data do documento: | 18-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SULIANI, Thiago Miguel. Implementação de componentes de software para visualização de dados na plataforma egressos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | As Instituições de Ensino Superior (IES) tem como uma de suas missões investigarem os resultados produzidos pelos seus programas de ensino e também verificarem se, as demandas do mercado de trabalho e da sociedade relacionadas à qualificação educacional e profissional, estão sendo atendidas pelos alunos diplomados nos diferentes níveis de ensino que ofertam. Dentre estes níveis de ensino está a Pós-Graduação Stricto Sensu sendo que, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) responsável por avaliar (quadrienalmente) os programas de mestrado e doutorado, sinalizou a importância de acompanhar a trajetória dos diplomados como forma de avaliar a qualidade destes programas. Nesse sentido, as IES precisam acessarem e analisarem os diversos indicadores relacionados à pós-graduação e para isso faz-se necessário o desenvolvimento de ferramentas computacionais que apoiem estas atividades. Diante disso, este trabalho teve como propósito apresentar a implementação de componentes de software para visualização de dados, a fim de ampliar o número de informações disponibilizadas aos gestores da pós-graduação stricto sensu. Os componentes implementados neste trabalho foram construídos voltados aos diretores(as) e coordenadores(as) dos cursos de mestrado e doutorado possibilitando a análise de indicadores, totais de egressos por orientadores, ingressantes X diplomados, consulta a egressos por orientador, prazo excedido e previsão de conclusão. Para o desenvolvimento destes componentes foi utilizado um modelo cíclico (ou evolutivo) permitindo correções e ajustes que emergiriam no decorrer das fases avançadas do projeto.Autilização deste modelo de desenvolvimento possibilitou a construção do produto de software com sucesso, uma vez que o mesmo se encaixou adequadamente aos objetivos deste projeto contribuindo para apoiar a gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu. |
Abstract: | One of the missions of Higher Education Institutions (HEIs) is to investigate the results produced by their teaching programs and also to verify whether the demands of the job market and society related to educational and professional qualifications are being met by graduate students. At the different levels of education they offer. Among these levels of education is the Postgraduate Stricto Sensu and the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), responsible for evaluating (quadrennially) the master’s and doctoral programs, highlighted the importance of monitoring the trajectory of graduates as a way of evaluating the quality of these programs. In this sense, HEIs need to access and analyze the various indicators related to postgraduate studies and for this it is necessary to develop computational tools that support these activities. Given this, the purpose of this work was to present the implementation of software components for data visualization, in order to increase the number of information made available to postgraduate stricto sensu managers. The components implemented in this work were built aimed at directors and coordinators of master’s and doctoral courses, enabling the analysis of indicators, total number of graduates per supervisor, freshmen X graduates, consultation of graduates per supervisor, deadline exceeded and forecast of completion. For the development of these components, a cyclical (or evolutionary) model was used, allowing for corrections and adjustments that would emerge during the advanced phases of the project. The use of this development model made it possible to successfully build the software product, as it adequately fit the objectives of this project, contributing to supporting the management of stricto sensu postgraduate programs. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37116 |
Aparece nas coleções: | PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
componentessoftwareplataformaegressos.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons