Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37121
Título: | Software educacional gamificado para o auxilio na alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista para Android |
Autor(es): | Merotto, Lais Adriele |
Orientador(es): | Pietruchinski, Mônica Hoeldtke |
Palavras-chave: | Jogos educativos Tecnologia educacional Autismo em crianças Educação de crianças Alfabetização Android (Recurso eletrônico) Educational games Educational technology Autism in children Early childhood education Literacy Android (Electronic resource) |
Data do documento: | 16-Nov-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | MEROTTO, Lais Adriele. Software educacional gamificado para o auxilio na alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista para Android. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023. |
Resumo: | Neste trabalho, é apresentado o desenvolvimento de um aplicativo educacional para dispositivos Android, projetado para crianças com transtorno do espectro autista (TEA). O aplicativo oferece um menu de categorias, incluindo frutas, animais e cores, e utiliza feedback visual e sonoro para avaliar as respostas das crianças, indicando se estão corretas ou incorretas. Além disso, o aplicativo implementa um sistema de ranking para motivar as crianças a participarem ativamente e a melhorarem seu desempenho ao longo do tempo. O projeto se concentra em proporcionar uma experiência de aprendizado envolvente, utilizando tecnologia móvel para criar um ambiente educacional acessível e atraente. O aplicativo foi desenvolvido com base em conceitos de gamificação e interatividade, visando tornar o processo de aprendizado mais divertido e eficaz para as crianças e foi avaliado por profissionais da área da educação para garantir sua adequação a faixa etária. |
Abstract: | In this work, the development of an educational application for Android devices, designed for children, is presented. The application offers a menu of categories, including fruits, animals, and colors, and uses visual and auditory feedback to assess children's responses, indicating whether they are correct or incorrect. Additionally, the application implements a ranking system to motivate children to actively participate and improve their performance over time. The project focuses on providing an engaging learning experience, utilizing mobile technology to create an accessible and appealing educational environment. The application was developed based on gamification and interactivity concepts, aiming to make the learning process more enjoyable and effective for children and was evaluated by education professionals to ensure its age-appropriateness. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37121 |
Aparece nas coleções: | PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gamificacaoalfabetizacaoautistas.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons