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Título: Processo de desenvolvimento de jogos sérios fundamentado em Test Driven Development (TDD): um estudo de caso na criação de um jogo educacional para o ensino de cadeia produtiva
Título(s) alternativo(s): Serious games development process based on test driven development (TDD): a case study in the creation of an educational game for teaching the production chain
Autor(es): Nascimento, Maria Izabel Scudlarek do
Orientador(es): Matos, Simone Nasser
Palavras-chave: Jogos educativos
Software - Testes
Software - Desenvolvimento
Educational games
Computer software - Testing
Computer software - Development
Data do documento: 14-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: NASCIMENTO, Maria Izabel Scudlarek do. Processo de desenvolvimento de jogos sérios fundamentado em Test Driven Development (TDD): um estudo de caso na criação de um jogo educacional para o ensino de cadeia produtiva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023.
Resumo: A cadeia produtiva é um processo que delineia o percurso de um produto desde sua plantação até sua chegada ao consumidor final. Esse é um dos conteúdos trabalhados no ensino fundamental e se relaciona com o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Assim, como esse conteúdo, outros são abordados em jogos sérios educacionais infantis, que ajudam na aprendizagem do aluno porque permite maior engajamento e motivação. Devido a demanda de tempo e falta de interesse, a criação de jogos sérios é dificultada pela escassez de um processo que envolva testes de software. Por isso, este trabalho criou um processo de criação de um jogo sério para o ensino da cadeia produtiva que utiliza o desenvolvimento baseado em testes (TDD). O processo foi estruturado a partir da união dos fundamentos sobre design de jogos sérios infantis e as respectivas diretrizes tidas como essenciais para sua construção. Ele possui duas fases: Design do Jogo e Test Driven Development, que correspondem ao levantamento dos aspectos essenciais para o jogo, como por exemplo, sua mecânica e cenários e aos testes gerados. O processo foi utilizado para modelar um jogo sobre cadeia produtiva voltada ao público infantil e implementou-se o terceiro cenário de testes, correspondente à primeira fase de jogabilidade do jogo, visando à sua avalição. As ferramentas de desenvolvimento utilizadas foram a linguagem Java, com a biblioteca de testes JUnity, cuja execução destinou-se ao ambiente desktop. A utilização desse processo facilitou no desenvolvimento dos testes, pois os cenários já haviam sido identificados durante o design do jogo.
Abstract: The production chain is a process that traces the journey of a product from its plantation to its arrival at the final consumer. This is one of the contents covered in elementary school and is related to achieving the goals of sustainable development. Thus, like this content, others are covered in serious educational games for children, which help the student's learning because they allow greater engagement and motivation. However, the creation of serious games is hampered by the lack of a process that involves software testing. Therefore, this work created a process for creating a serious game for teaching the production chain that uses test-based development (TDD). The process was structured based on the union of the fundamentals on the design of serious games for children and the respective guidelines considered essential for their construction. It has two stages: Game Design and Test Driven Development, which correspond to the survey of essential aspects for the game, such as its mechanics and scenarios and the tests generated. The process was used to model a game about the production chain aimed at children and the first phase of the game was implemented, aiming for its evaluation. The development tools used were the Java language, with the JUnity testing library, whose execution was intended for the desktop environment. Using this process facilitated the development of tests, as the scenarios had already been identified during the game's design.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37125
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