Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37228
Título: Conjuntos numéricos instigantes: propostas de atividades para desenvolver o pensamento computacional na educação básica
Título(s) alternativo(s): Intriguing numerical sets: proposed activities to develop computational thinking in elementary education
Autor(es): Jankoski, Denise
Orientador(es): Nós, Rudimar Luiz
Palavras-chave: Números primos
Números perfeitos
Números amigáveis
Matemática - Estudo e ensino
Ábaco
Educação básica
Tecnologia educacional
Algorítmos computacionais
GeoGebra (Software)
Numbers, Prime
Perfect numbers
Amicable numbers
Mathematics - Study and teaching
Abacus
Basic education
Educational technology
Computer algorithms
Data do documento: 12-Mai-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: JANKOSKI, Denise. Conjuntos numéricos instigantes: propostas de atividades para desenvolver o pensamento computacional na educação básica. 2025. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.
Resumo: Este trabalho apresenta atividades abrangendo conjuntos numéricos instigantes, empregados como ferramenta pedagógica para desenvolver o pensamento computacional de acordo com as competências gerais e específicas delineadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino de Matemática. Com base em uma estrutura bem fundamentada que inclui divisibilidade, números primos, números perfeitos e números amigáveis, investigamos conceitos matemáticos por meio de teoremas, conjecturas e padrões numéricos, estabelecendo conexões entre teoria e prática. Organizamos atividades que estimulam a resolução de problemas e a compreensão de conceitos relacionados aos conjuntos abordados, usando recursos tecnológicos como o soroban digital, o GeoGebra e o GNU Octave. Neste contexto, propomos sequências didáticas detalhadas e alinhadas com a BNCC, com o objetivo de auxiliar os(as) professores(as) de matemática da Educação Básica a conduzir as aulas de forma eficaz e engajadora. As atividades são contextualizadas e desafiadoras, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade, além de aprimorar as habilidades de pensamento computacional. As tecnologias digitais utilizadas não apenas permitem explorar a beleza e a complexidade dos conjuntos numéricos selecionados, mas também destacam sua relevância para a evolução da curiosidade científica dos estudantes, preparando-os para desafios futuros.
Abstract: This work presents activities encompassing intriguing numerical sets, a pedagogical tool to develop computational thinking according to the general and specific competencies outlined in the National Common Curricular Base (BNCC) for Mathematics Education. Based on a well-founded structure that includes divisibility, prime numbers, perfect numbers, and amicable numbers, we investigate mathematical concepts through theorems, conjectures, and numerical patterns, establishing connections between theory and practice. We organize activities that stimulate problem-solving and understanding of concepts related to the addressed sets, using technological resources such as the digital soroban, GeoGebra, and GNU Octave. In this context, we propose detailed didactic sequences aligned with the BNCC, aiming to assist mathematics teachers in Basic Education conducting classes effectively and engagingly. The activities are contextualized and challenging, encouraging logical reasoning and creativity and enhancing computational thinking skills. The digital technologies used not only allow for exploring the beauty and complexity of the selected numerical sets but also highlight their relevance to the evolution of students’ scientific curiosity, preparing them for future challenges.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37228
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conjuntosnumericospensamentocomputacional.pdf15,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons