Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Estevão Antonio de-
dc.date.accessioned2025-06-18T18:26:01Z-
dc.date.available2025-06-18T18:26:01Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.citationSOUSA, Estevão Antonio de. Caminhos pedagógicos: Makarenko na República Mossunguê. 2025. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37231-
dc.description.abstractSocio-educational practices were carried out into Institutional Reception Unit Mossungue Republic, IRU MR, which is a public equipment bound to the then Municipal Child Secretariat, posteriority it was incorporated by Social Action Foundation at Curitiba, they had as theoretical bear the Makarenkian pedagogy, it was developed in theory and practices by Anton Semionovich Makarenko. The study has a basis in historical cultural theory, and is anchored in the autoethnographic methodology from sociological research. The process is marked by revived written targeted speeches that swell in the studies body. The letter comes as memory documentation, from socio-educational experience is established as a guiding principle of data collection. Participated 2 (two) former students, 1 (one) former educator, 1 (one) former volunteer, and 1 (one) pedagogue ex-director of a contemporary unity to IRU Mossungue Republic. The correspondence in format of autobiography letters has the function of clarifying, from the agents, the lived experience in a memorial in which the author, in the same form, makes a self-match when writing to yourself which is lineated in the dissertation. A process delimited in reference to the method and its development in the period between 1993 to 2000 from historical cultural theory and Science, Technology and Society field. Makarenko’s pedagogical theory education through work used in the IRU MR can bring closer the theory and practices to the field of study in research about autonomy in direction of human formation by collective independence in selfmanagement. And its possibilities understand what, in this context, from some way, it provoked discovery of the singularity construction process, and a thinking bound to personal life project which the study confirms from the context of these pedagogical paths.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMakarenko, Anton Semenovich, 1888-1939 - Metodologiapt_BR
dc.subjectAção socialpt_BR
dc.subjectInstituições sociais - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectLares coletivos para crianças - Educaçãopt_BR
dc.subjectCrianças - Assistência em instituiçõespt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectEtnologiapt_BR
dc.subjectMakarenko, Anton Semenovich, 1888-1939 - Methodologypt_BR
dc.subjectSocial actionpt_BR
dc.subjectSocial institutions - Curitiba (Brazil)pt_BR
dc.subjectGroup homes for children - Educationpt_BR
dc.subjectChildren - Institutional carept_BR
dc.subjectEducational psychologypt_BR
dc.subjectEthnologypt_BR
dc.titleCaminhos pedagógicos: Makarenko na República Mossunguêpt_BR
dc.title.alternativePedagogical paths: Makarenko in the Mossungue Republicpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoPráticas socioeducativas foram realizadas na Unidade de Acolhimento Institucional República Mossunguê, que é um equipamento público vinculado à então Secretaria Municipal da Criança, posteriormente incorporada pela Fundação de Ação Social de Curitiba, tiveram como suporte teórico a pedagogia makarenkiniana, desenvolvida na teoria e na prática por Anton Semionovich Makarenko. O estudo tem base na teoria histórico-cultural, e está ancorado na metodologia autoetnográfica da pesquisa sociológica. Os processos autoetnográficos são marcados por discursos dirigidos revividos em escritos que se avolumam no corpo do estudo. A carta, vinda como documentação da memória, da experiência socioeducativa, se estabelece como princípio norteador da coleta de dados. Participaram 2 (dois) ex-alunos, 1 (um) ex-educador, 1 (um) ex-voluntário, e 1 (um) pedagogo, ex-diretor de uma unidade contemporânea da República de Mossungue. As correspondências em formato de cartas autobiográficas têm a função de esclarecer como agentes da experiência vivida em um memorial em que o autor, da mesma forma, faz uma auto-correspondência ao escrever para si mesmo que é delineada no processo de dissertação. Um processo delimitado em referência ao método e ao seu desenvolvimento no período entre 1993 a 2000 a partir da teoria histórico-cultural e do campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade. A teoria pedagógica de Makarenko da educação pelo trabalho utilizada na República de Mossungue pode aproximar a teoria e as práticas do campo de estudo em pesquisa sobre autonomia em direção à formação humana pela independência coletiva na autogestão. E suas possibilidades compreendem o que, neste contexto, de alguma forma, provocou a descoberta do processo de construção da singularidade, e um pensamento vinculado ao projeto de vida pessoal a partir destes caminhos pedagógicos. O estudo confirma os caminhos pedagógicos propostos, voltados para uma autonomia coletiva, desenvolvimento da singularidade e projeto de vida. A partir das elaborações em Ciência, Tecnologia e Sociedade com referência ao método e seu desenvolvimento no período de 1993 a 2000. A formação pedagógica de Makarenko por meio do trabalho utilizado na República de Mossungue pode aproximar a teoria e as práticas do campo de estudo sobre autonomia na direção da formação humana, a proposta de independência coletiva em uma autogestão, e possibilitou compreender o que, de alguma forma, provocou descobrir a construção da singularidade e um pensar vinculado ao projeto de vida pessoal, que o estudo confirma a partir do contexto desses caminhos pedagógicos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2112-880Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6030683249699490pt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Maria Sara de Lima-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7296-6400pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4807954398668607pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva Neto, Pedro Moreira da-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3035-6887pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328652537015326pt_BR
dc.contributor.referee1Camargo, Denise de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9092-9988pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3663183908142820pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9513-018Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624816456388130pt_BR
dc.contributor.referee3Dias, Maria Sara de Lima-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7296-6400pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4807954398668607pt_BR
dc.contributor.referee4Silva Neto, Pedro Moreira da-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3035-6887pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328652537015326pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caminhospedagogicosmakarenkorepublica.pdf3,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons