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Título: Raciocínio diagramático mobilizado por recursos semióticos em atividades de modelagem matemática no 1º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Diagrammatic reasoning mobilized by semiotic resources in mathematical modelling activities in the 1st year of elementary school
Autor(es): Gomes, Gislaine Ferreira
Orientador(es): Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Semiótica
Raciocínio
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
Semiotics
Reasoning
Data do documento: 28-Abr-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: GOMES, Gislaine Ferreira. Raciocínio diagramático mobilizado por recursos semióticos em atividades de modelagem matemática no 1º ano do ensino fundamental. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.
Resumo: Esta pesquisa busca investigar quais recursos semióticos são mobilizados para o raciocínio diagramático na construção do conhecimento de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental quando desenvolvem atividades de modelagem matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, ancorada na triangulação, em que nos pautamos no quadro teórico que considera a modelagem matemática como uma alternativa pedagógica e a semiótica peirceana como a teoria dos signos, os signos da linguagem. A estrutura do nosso relatório de pesquisa apresenta-se no formato multipaper, de maneira que nossas considerações a respeito da problemática são apresentadas em três artigos científicos. Nos três artigos, nossas conclusões são baseadas em uma análise interpretativa das atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada em Arapongas, no estado do Paraná, no Brasil. No primeiro artigo, buscamos identificar os recursos semióticos que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental escolheram para desenvolver uma atividade de modelagem matemática. Os resultados apontaram que os recursos semióticos permitiram aos alunos articular signos associados ao fenômeno em estudo e aos objetos matemáticos que emergiram dele, resultando em uma solução para o problema por meio da linguagem matemática. No segundo artigo, reconhecemos os conhecimentos dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em uma atividade de modelagem matemática, sob uma interpretação semiótica do raciocínio diagramático. Reconhecemos com os resultados, que a mobilização do raciocínio diagramático foi efetivada nos diagramas produzidos de forma conjunta entre alunos e professora, principalmente para avançar na geração de representações matemáticas mais sofisticadas, em que houve a construção de novos conhecimentos. O terceiro artigo tem como objetivo compreender sobre os conhecimentos revelados por grupos de alunos no uso de recursos semióticos para produzir diagramas no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Ao analisarmos o resultado dos três artigos, evidenciamos que diversos recursos semióticos foram mobilizados como: fala, gestos, uso de tecnologia, registros escritos, registro tabular, imagens e rolinhos de papel higiênico, e por meio desses recursos os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental produziram diagramas, mobilizaram raciocínio diagramático, que revelaram conhecimentos matemáticos sobre ordenação dos números, construção de tabelas e gráficos, operação de adição, processo de multiplicação, entre outros, segundo especificidades da atividade de modelagem desenvolvida. Os três artigos analisados juntamente nos permitem trazer reflexões a nossa questão de pesquisa, de modo que podemos inferir que diferentes recursos semióticos são mobilizados para o raciocínio diagramático na construção do conhecimento de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental quando desenvolvem atividades de modelagem matemática. A partir dessa pesquisa, elaboramos um produto educacional que consiste em um caderno com sugestões de atividades para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e pesquisadores da área, interessados em implementar práticas de atividades de modelagem matemática em sala de aula.
Abstract: This research seeks to investigate which semiotic resources are mobilized for diagrammatic reasoning in the knowledge construction of first-year elementary school students when developing mathematical modeling activities. This is a qualitative, interpretive study, anchored in triangulation, based on a theoretical framework that considers mathematical modeling as a pedagogical alternative and Peircean semiotics as the theory of signs, the signs of language. The structure of our research report is presented in a multipaper format, so that our considerations regarding the problem are presented in three scientific articles. In all three articles, our conclusions are based on an interpretative analysis of the mathematical modeling activities developed by first-year elementary school students at a municipal school located in Arapongas, in the state of Paraná, Brazil. In the first article, we sought to identify the semiotic resources that first-year elementary school students chose to develop a mathematical modeling activity. The results indicated that semiotic resources allowed students to articulate signs associated with the phenomenon under study and the mathematical objects that emerged from it, resulting in a solution to the problem through mathematical language. In the second article, we assessed the knowledge of 1st grade elementary school students in a mathematical modeling activity, using a semiotic interpretation of diagrammatic reasoning. The results demonstrated that the mobilization of diagrammatic reasoning was effective in the diagrams produced jointly by students and teacher, primarily to advance the generation of more sophisticated mathematical representations, which led to the construction of new knowledge. The third article aims to understand the knowledge revealed by groups of students using semiotic resources to produce diagrams in mathematical modeling activities. By analyzing the results of the three articles, we found that various semiotic resources were mobilized, such as speech, gestures, technology, written records, tabular records, images and toilet paper rolls. Through these resources, 1st grade elementary school students produced diagrams and engaged in diagrammatic reasoning, revealing mathematical knowledge about number ordering, table and graph construction, addition, multiplication, and other aspects, according to the specificities of the modeling activity. When analyzed together, the three articles allow us to reflect on our research question, inferring that different semiotic resources are mobilized for diagrammatic reasoning in the knowledge construction of students in the 1st year of Elementary School when they develop mathematical modeling activities. Based on this research, we developed an educational product consisting of a notebook with suggested activities for elementary school teachers and researchers interested in implementing mathematical modeling activities in the classroom.
Descrição: Acompanha produto educacional "Atividades de modelagem matemática para o 1º ano do ensino fundamental"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37596
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

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