Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3943
Título: | Narrativas sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina: uma história ainda não contada |
Autor(es): | Bailão, Thaís Maiara |
Orientador(es): | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Escolas rurais - Londrina (PR) Educação rural Narrativa (Retórica) História oral Mathematics - Study and teaching Rural schools - Londrina (PR) Education, Rural Narration (Rhetoric) Oral history |
Data do documento: | 16-Fev-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | BAILÃO, Thaís Maiara. Narrativas sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina: uma história ainda não contada. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. |
Resumo: | Nesta dissertação, temos como objetivo apresentar uma história a respeito do Colégio Estadual do Patrimônio Regina – localizado no Distrito de Espírito Santo, município de Londrina, Paraná -, em especial, seus projetos, conquistas e desenvolvimento, a partir de cinco entrevistas realizadas com fundamentação teórica e metodológica da História Oral. No local onde hoje está a escola, objeto desta pesquisa, já estiveram duas outras escolas: a Escola Municipal Barão do Cerro Azul, com fundação em 1948; e a Escola Municipal Egydio Terziotti, em 2004. No ano de 2010, o espaço foi cedido para a inauguração do Colégio Estadual do Patrimônio Regina, que passou a oferecer os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Na escola, há uma tentativa de valorização da identidade rural dos estudantes por meio de projetos, mas, também, uma preocupação em possibilitar que aqueles que desejam migrar para a zona urbana estejam preparados para isso. Como um resultado desta pesquisa, foi elaborado um produto educacional, que se apresenta como um livro que se propõe a dialogar com professores que vivenciam, em suas práticas, o sutil limite entre o rural e o urbano, além de apresentar uma história protagonizada por uma escola que tem obtido bons resultados em avaliações externas, em nível nacional e que carece de registros. |
Abstract: | In this dissertation, we aim to present a story about the Colégio Estadual do Patrimônio Regina - located in District of Espírito Santo, Londrina, Paraná - in particular, its projects, achievements and development, based on five interviews carried out with reasons theoretical and methodological aspects of Oral History. In the place where the school is currently, there were already two other schools: the Escola Municipal Barão do Cerro Azul, founded in 1948; and the Escola Municipal Egydio Terziotti, in 2004. In 2010, the space was transferred to the inauguration of the Colégio Estadual do Patrimônio Regina, which started to offer the final years of elementary school and high school. At school, there is an attempt to value the students' rural identity through projects, but also a concern to enable those who wish to migrate to the urban area to be prepared for it. As a result of this research, an educational product was elaborated, which presents itself as a book that proposes to dialogue with teachers who experience, in their practices, the subtle boundary between rural and urban school, besides presenting a history with a school that has obtained good results in external evaluations at the national level and which lacks records. |
Descrição: | Acompanha: Contando uma história sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3943 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGMAT_M_Bailão, Thaís Maiara_2019.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGMAT_M_Bailão, Thaís Maiara_2019_1.pdf | 842,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons