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Título: A padronização de fases internas do procedimento licitatório na modalidade pregão, na forma eletrônica, dentro do sistema de compras da UTFPR
Autor(es): Tosawa, Silvio Hideo
Orientador(es): Dergint, Dario Eduardo Amaral
Palavras-chave: Pregão (Licitação pública)
Compras (Serviço público)
Universidades e faculdades públicas
Administração pública
Proclamations
Government purchasing
Public universities and colleges
Public administration
Data do documento: 13-Mar-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TOSAWA, Silvio Hideo. A padronização de fases internas do procedimento licitatório na modalidade pregão, na forma eletrônica, dentro do sistema de compras da UTFPR. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
Resumo: A administração pública deve buscar sempre que seu sistema de compras esteja focado na satisfação dos interesses da sociedade, com base na transparência dos recursos utilizados, fazendo-se necessária a utilização de novos modelos de gestão. O pregão eletrônico, modalidade de licitação abordada especificamente na Lei 10.520 de 17 de julho de 2002, surgiu pela necessidade de se dar maior concorrência, mais agilidade, mais transparência e accountability aos processos licitatórios. O presente estudo tem como objetivo geral elaborar uma estrutura de referência com modelos de padronização das fases internas para formalização dos procedimentos licitatórios, na modalidade de pregão, na forma eletrônica, na UTFPR. Buscou-se a apresentação de uma forma de aproximar a eficiência com a celeridade necessária dentro de um procedimento de licitação, levando em consideração que a execução de procedimentos de forma coesa e uniforme proporcionaria resultados que ensejasse o alcance pleno dos objetivos traçados quando da implantação da administração gerencial, no início da década de 1990. A análise dos processos licitatórios já realizados entre os anos de 2014 a 2018 demonstrou incongruências operacionais que acarretavam em morosidade na aquisição de um produto e/ou serviço dentro do sistema da UTFPR. Apresentou como resultado uma nova lista de checagens de procedimentos, considerando somente os atos praticados pelo departamento de compras da Instituição.
Abstract: The public administration system of acquisiton must always seek to satisfy society´s interests, based on transparency about the utilized resources, thus being necessary the usage of new management models. The electronic auction, a modality of auctioning subject to Law 10.520, from July, 17th, 2002, came in activity due to the necessity for higher competitiviness, transparency and accountability on public bidding processes. This study aims at creating a standard structure for formalizing the internal phases of the bidding processes, in its electronic form, at UTFPR. A way to integrate efficiency and celerity in the bidding processes was sought in order to ensure the realization of coherent and even procedures, that would, in their time, reach the goals created by the managerial administration in the early 1990´s. The bidding processes from years 2014-2018 showed operational inconsistencies that made UTFPR´s acquisition system highly time-consuming. Therefore, a new checklist of procedures, showing only UTFPR´s acquisition department deeds, was presented as a result.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4092
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