Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4133
Título: Construção de ilha de racionalidade baseada na temática formigas: uma experiência para professores de ciências em formação inicial
Título(s) alternativo(s): Rationality island building based on the theme ants: an experience for science teachers in initial formation
Autor(es): Costa, Alessandra Santa Clara da
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Formigas
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Complexidade (Filosofia)
Ensino - Metodologia
Professores - Formação
Ants
Interdisciplinary approach to knowledge
Complexity (Philosophy)
Teaching - Methodology
Teachers, Training of
Data do documento: 28-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: COSTA, Alessandra Santa Clara da. Construção de ilha de racionalidade baseada na temática formigas: uma experiência para professores de ciências em formação inicial. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma experiência sobre a construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, baseada na temática Formigas, com auxílio da Matriz Dialógico-Problematizadora que permitiu orientar o passo a passo da investigação, envolvendo quinze professores em formação do terceiro período do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, junto à disciplina de Didática das Ciências Naturais, à luz das Teorias da Inteligência Coletiva e Complexidade. Nesse sentido, o objeto da pesquisa foi compreender o processo de aprendizagem complexa por meio da metodologia proposta e como esse tema pode ser significativo em diversas disciplinas do currículo escolar e suas aplicações cotidianas. Foi possível constatar que a metodologia testada é eficiente e auxilia na aprendizagem complexa junto a inteligência coletiva, possibilitando sua utilidade como estratégia diferenciada ao promover a autonomia necessária aos estudantes na tomada de decisões todos os dias. Para uma primeira experiência observou-se uma concepção inicial voltada a anatomia e classificação biológica, que acabou auxiliando ao longo da pesquisa, abrindo outras possibilidades dentro da temática como habitat, interações com o ambiente e outros seres vivos, auxílio e prejuízo para o ser humano, aplicação de leis físicas, compostos químicos, cabos ópticos e questões sociais. Considerou-se uma metodologia aplicável que auxilia na formação do pensamento complexo, por meio da inteligência coletiva. Indício declarado por alguns dos sujeitos da pesquisa, colocando o que poderiam utilizar da metodologia em suas aulas. Com base nesse processo de construção de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, elaborou-se como produto educacional uma sequência didática que visa auxiliar professores de Ciências na montagem de novas propostas para a prática docente nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Abstract: This research presents an experience on the construction of an Interdisciplinary Island of Rationality, based on the Ants theme, with the help of the Dialogical-Problem Matrix, which guided the research step by step, involving fifteen teachers in the third period of the Interdisciplinary Licentiate course in Natural Sciences, next to the discipline of Didactics of Natural Sciences, in the light of Collective Intelligence Theories and Complexity. In this sense, the object of the research was to understand the complex learning process through the proposed methodology and how this theme can be significant in several disciplines of the school curriculum and its everyday applications. It was possible to verify that the tested methodology is efficient and helps in the complex learning along with collective intelligence, making possible its utility as a differentiated strategy when promoting the students' necessary autonomy in the decision making every day. For an initial experience, an initial conception was focused on anatomy and biological classification, which ended up helping the research, opening other possibilities within the thematic as habitat, interactions with the environment and other living beings, aid and prejudice for the human being, application of physical laws, chemical compounds, optical cables and social issues. It was considered an applicable methodology that assists in the formation of complex thinking, through collective intelligence. Indicated by some of the research subjects, placing what they could use of the methodology in their classes. Based on this process of building Interdisciplinary Rationality Islands, an educational product was developed as a didactic sequence that aims to assist science teachers in assembling new proposals for teaching practice in the Final Years of Elementary Education.
Descrição: Acompanha produção técnica: Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade sobre Formigas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4133
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Costa, Alessandra Santa Clara da_2019.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Costa, Alessandra Santa Clara da_2019_1.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.