Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEskildssen, Elaine-
dc.date.accessioned2019-08-14T18:26:02Z-
dc.date.available2019-08-14T18:26:02Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationESKILDSSEN, Elaine. Lousa digital interativa para o ensino de matemática nos anos iniciais: possibilidades na formação docente. 2017. 237 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4327-
dc.descriptionAcompanha: Formação continuada de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de utilização de lousas digitais interativas.pt_BR
dc.description.abstractInteractive whiteboards are devices whose pedagogical potential can be exploited by teachers for the teaching of Mathematics in the early years of elementary school. Currently, the spheres of the federal, state and local governments are in the process of distributing interactive whiteboards to public schools in Brazil. Through the use of digital resources, which are called learning objects, these devices enable interaction and interactivity in the classroom. However, specific teaching knowledge is required so that teachers are able to develop pedagogical practices that integrate the use of this technology with mathematical content. Through the implementation of a continuing education course for the teaching of Mathematics, this research aims to investigate and to identify the teaching knowledge necessary for the use of interactive whiteboards in class. The course was offered to seven teachers from second-year classes of primary education in public schools in Ibipora, Parana, and data was collected through audio, video recordings and questionnaires. During the course, teachers created activities and lesson plans that were applied in their own classes at the end of the course. By analysing the development of these classes in loco, this research highlights the teaching knowledge evidenced by the teachers when teaching Mathematics through the use of interactive whiteboards. Among them all, we draw special attention to the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), which needs to be developed by teachers and future teachers from their initial formation through specific subjects for the use of technologies in the teaching of Mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLousa interativapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInteractive whiteboardpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleLousa digital interativa para o ensino de matemática nos anos iniciais: possibilidades na formação docentept_BR
dc.title.alternativeInteractive whiteboards for the teaching of mathematics: teacher training possibilitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs lousas digitais interativas são equipamentos que possuem potencialidades pedagógicas que podem ser exploradas por professores para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Atualmente, as esferas do Governo Federal, Estadual e Municipal estão em processo de distribuição de lousas digitais interativas às escolas públicas do país. Por meio da utilização de recursos digitais denominados objetos de aprendizagem, esses equipamentos possibilitam a interação e interatividade em sala de aula. No entanto, são necessários saberes docentes específicos para que o professor desenvolva práticas pedagógicas que integrem o uso dessa tecnologia aos conteúdos matemáticos. Esta pesquisa pretende investigar e identificar os saberes docentes por meio da implementação de um curso de formação continuada para o ensino de Matemática por meio do uso da lousa digital interativa. O curso foi ofertado para sete professores das turmas de segundos anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Ibiporã, PR. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações em áudio e vídeo e de questionários. No decorrer do curso, os professores produziram atividades e planos de aula que foram aplicados em suas próprias turmas ao final do curso. Por meio da análise do desenvolvimento dessas aulas in loco, esta pesquisa destaca os saberes docentes que foram evidenciados pelos professores para o ensino de Matemática por meio do uso da lousa digital interativa. Dentre eles, destaca-se o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), que precisa ser desenvolvido nos professores e futuros professores desde a formação inicial por meio de disciplinas específicas para o uso de tecnologias no ensino de Matemática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3386636834066288pt_BR
dc.contributor.advisor1Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.contributor.referee1Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Figueiredo, Helenara Regina Sampaio-
dc.contributor.referee3Justulin, Andresa Maria-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Eskildssen, Elaine_2017.pdf8,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Eskildssen, Elaine_2017_1.pdf6,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons