Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4402
Título: Os livros didáticos de matemática, a variedade de problemas propostos e o Binômio de Newton
Título(s) alternativo(s): The mathematics textbooks, the variety of proposed problems and Newton's Binomial
Autor(es): Souza, Cássia Ribeiro de
Orientador(es): Figueira, Cleonis Viater
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Análise combinatória
Livros didáticos
Solução de problemas
Mathematics - Study and teaching
Combinatorial analysis
Textbooks
Problem solving
Data do documento: 15-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SOUZA, Cássia Ribeiro de. Os livros didáticos de matemática, a variedade de problemas propostos e o Binômio de Newton. 2019. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Nesta pesquisa analisamos e classificamos, de acordo com a categorização de problemas elaborada por Dante (2000), as atividades propostas nos segundos volumes das coleções de livros didáticos aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD) de 2015 e 2018, quando da abordagem do conteúdo matemático Binômio de Newton, relacionando-as com as prerrogativas legais que regem o currículo escolar brasileiro a nível federal e estadual. Por meio de uma pesquisa qualitativa com objetivo exploratório, apresentamos no referencial teórico impressões sobre o PNLD e guias de livros didáticos, disponibilizados aos professores da rede pública de ensino para a escolha do livro didático. Tecemos, ainda, reflexões teóricas sobre os aspectos legais que orientam a organização do currículo escolar em relação ao Binômio de Newton e teoria matemática relacionada ao tema, perspectivas da Resolução de Problemas e classificação de problemas formulada por Dante (2000). Essa estrutura teórica sustentou a análise qualitativa das atividades sugeridas nos seis segundos volumes das coleções aprovadas do PNLD 2015 e oito segundos volumes das coleções do PNLD 2018. Sobre a análise dos livros didáticos concluímos que houve uma diminuição no número de coleções que exploram o tema Binômio de Newton no PNLD 2018 em relação do PNLD 2015 e constatamos que as atividades propostas não são suficientes para atender as exigências impostas nas diretrizes curriculares, tão pouco atendem as especificidades citadas nos guias de livros didáticos. Observamos, em sua maioria, atividades solucionáveis com procedimentos mecânicos - exercícios algoritmos. Tais problemas estão em desacordo ao que as diretrizes educacionais almejam para o ensino dos conteúdos matemáticos: apresentação de problemas que propiciem reflexões, questionamentos, fazendo com que os alunos criem e busquem estratégias de resolução e com isso desenvolvam habilidades, produzam conhecimento de maneira prazerosa e motivadora. Desta forma, sugerimos que as produções dos livros didáticos incorporem as indicações constantes nos documentos oficiais e guias de livros didáticos, para que, de fato, sejam instrumentos que proporcionem maior eficácia ao processo ensino aprendizagem, juntamente com outras práticas e políticas educacionais.
Abstract: In this research we analyzed and classified – according to the problem categorization elaborated by Dante (2000) – the activities proposed in the second volumes of the textbook collections approved for the 2015 and 2018 National Program of Textbook and Teaching Material (Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático – PNLD), when referring to the approach of Newton's Binomial as mathematical content, relating them to the legal prerogatives that rule the Brazilian school curriculum at federal and state level. Through a qualitative research with exploratory purposes, in the theoretical framework we presented remarks about the PNLD and guides of textbooks, which were made available to the teachers in public schools for choosing the textbook. We also present theoretical reflections on the legal aspects that guide the organization of the school curriculum in relation to Newton's Binomial and mathematical theory related to the subject, perspectives for Problem Solving and the problem classification formulated by Dante (2000). This theoretical structure supported the qualitative analysis of the activities suggested by six samples of second volumes of the collections approved for the 2015 PNLD and eight samples of second volumes of the collections approved for the 2018 PNLD. Throughout the analysis of the textbooks we concluded that there was a decrease on the number of collections that explore the subject of Newton's Binomial in the 2018 PNLD in relation to the 2015 PNLD. We also verified that the proposed activities are not enough to meet the requirements imposed by the curricular guidelines, nor do they meet the specificities mentioned in the textbook guides. We observed that most of the activities are solvable with mechanical procedures – algorithm exercises. Such problems are in disagreement with what the educational guidelines aim for the teaching of mathematical contents: presentation of problems that lead to reflections, questions, causing students to create and seek resolution strategies and thus develop skills, produce knowledge in a pleasurable and motivating way. Therefore, we suggest that textbook edition incorporate the information contained in the official documents and textbook guides so that they may be actual instruments that provide greater effectiveness to the learning process, along with other educational policies and practices.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4402
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Souza, Cássia Ribeiro de_2019.pdf6,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.