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Título: O uso do solo com enfoque CTS nas aulas de ciências no ensino fundamental (fase 1)
Título(s) alternativo(s): The use of soil with STS focus in science classes in elementary school 1
Autor(es): Bittencourt, Ariane Cristina
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Alfabetização
Ciência - Estudo e ensino
Tecnologia - Estudo e ensino
Educação de crianças
Solo - Uso
Literacy
Science - Study and teaching
Technology - Study and teaching
Early childhood education
Land use
Data do documento: 28-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BITTENCOURT, Ariane Cristina. O uso do solo com enfoque CTS nas aulas de ciências no ensino fundamental (fase 1). 94 f. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Faz-se importante a reflexão sobre a relação do ser humano com o ambiente, subsidiando tal discussão, buscou-se desenvolver em sala de aula um trabalho no ensino de ciências de maneira contextualizada, priorizando atividades voltadas à alfabetização científica e tecnológica por meio do enfoque ciência, tecnologia e sociedade, a fim de proporcionar aos estudantes o preparo necessário para que saibam conviver com o avanço da ciência e tecnologia refletindo sobre seus impactos em prol de atitudes conscientes e responsáveis. A proposta desta pesquisa é uma opção alternativa ao viés tradicional de ensino de ciências, buscando respostas fundamentadas à seguinte indagação: “Quais as contribuições do enfoque CTS para o ensino de ciências sobre o tema solo para os estudantes do 5° ano do ensino fundamental – fase 1? Buscou-se responder à indagação de maneira a analisar as contribuições formativas que as aulas de ciências em um enfoque CTS, com o tema solo podem proporcionar aos estudantes?” A presente pesquisa qualitativa, aplicada, de natureza interpretativa, de intervenção foi desenvolvida numa turma de 5° ano do ensino fundamental (fase 1) numa escola pública, municipal da cidade de Ponta Grossa, atingindo 30 (trinta) estudantes, devidamente matriculados nesta. Foi realizada no decorrer do ano de 2018, nas aulas de ciências, durante encontros semanais, totalizando 20 (vinte) horas de intervenção. Através da identificação das concepções prévias dos estudantes sobre o tema solo, foram desenvolvidos, aplicados e analisados 10 (dez) planejamentos de aula sobre o tema solo, num enfoque CTS, os dados foram coletados no decorrer das aulas através da análise, observação e percepção da professora mediante aos estudantes. Os dados obtidos foram agrupados em 3 (três) categorias de análise, as quais: concepções prévias: o que os estudantes sabem sobre o solo, onde percebeu-se por meio da identificação de problemas do solo apontados através de filmagens feitas pelos mesmos, à poluição e a erosão do local de entorno; as outras duas categorias emergiram da análise dos dados resultantes das atividades desenvolvidas na unidade didática, alfabetização científica e tecnológica: possibilidades do enfoque CTS e educação ambiental e valores éticos, os quais objetivaram uma ACT voltada para os valores éticos e a formação cidadã. O enfoque CTS, defendido neste trabalho, possibilitou a participação em debates dentro da instituição escolar, a fim de que fosse desenvolvida a aprendizagem. Para uma ACT, defenderam-se práticas educativas vindas ao encontro do ativismo social, tendo como intuito o incentivo à mudança de atitudes e valores, de maneira a encorajar o estudante a ter uma postura mais ativa na sociedade. Os planejamentos (produto desta pesquisa) divulgados e disponibilizados livremente, a fim de que outros educadores possam ter um modelo de ensino de ciências sobre o tema solo num enfoque CTS.
Abstract: It becomes important to think about the relationship between the human being and the environment, subsidizing such discussion, we tried to develop in classroom a work in sciences teaching on a contextualized manner, emphasizing activities based on scientific and technological alphabetization, through the focus: science, technology and society, in order to provide to students the preparation they need to deal with technologies’ breakthroughs, considering their impacts towards responsible and conscious attitudes. This research purpose is an alternative to the traditional teaching of sciences, looking for answers concerning the following questions: “What are the contributions of the STS approach to the sciences teaching on the theme soil to students of 5th grade (elementary school – stage 1)? We have tried to answer this question by analyzing the contributions that sciences classes in the STS type can give to the students?” This qualitative-interpretative nature research was developed in a public school, in the city of Ponta Grosse, reaching 30 students. It (the research) happened in 2018, during weekly meetings, totalizing a 20-hour intervention. Through the identification of the learner’s former conceptions on soil, were developed, applied and analyzed 10 class plans about the theme soil, in the STS approach, data were collected during classes through the teacher’s analysis and perception. The obtained data were joined into three categories: former conceptions (what students know about the soil), we perceived soil problems through filming made by themselves, such as erosion and pollution in the place. The other two categories emerged from the data analysis in the classroom, scientific and technological alphabetization: possibilities of the STS approach, environmental education and ethic values that aimed a STA concerning a citizen towads ethic values. Approach STS, defended in this work, has taken to discussions in the school, to develop learning. For a STA the educative efforts led to social activism, a change of attitude, for the student to be more active in his society. The resulting plannings from this research are available to other teachers who want to apply STS in their classes.
Descrição: Acompanha: Unidade didática: O ensino do tema solo com enfoque CTS para alunos do 5° ano do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4473
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