Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Solange Mariano da Silva-
dc.date.accessioned2019-11-13T18:34:20Z-
dc.date.available2019-11-13T18:34:20Z-
dc.date.issued2019-10-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Solange Mariano da Silva. Aprendizagem das funções polinomiais do 1° e 2° grau mediada pelo jogo "Trilha matemática criptografada": uma abordagem sob a perspectiva vygotskyana. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4562-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate how the board game “Encrypted Mathematical Trail” applied to students of the 1st year of high school, from a State College of the northern region of Paraná, can contribute to the learning of the polynomial functions of the 1st and 2nd degree. The research had a qualitative approach, the data were obtained through students written records, and also audio and image recordings. The theoretical basis of Bloom's taxonomy was used in the analytical organization of these data. Interpretation of the results is based on the Vygotskyan framework. When comparing the results of the pre-game task, which consisted of verifying the level of the students' real development in relation to the contents of polynomial functions of the 1st and 2nd degree, with the result of the post-game task, an advance was noticed. in the learning and development processes of the participants of this research. As a result, gambling as a knowledge mediator created a situation that provided students with a proximal development zone, allowing them to verify their level of potential development, that is, their ability to perform tasks with the help of their peers. Besides emphasizing the affective and emotional development, due to its playful aspect, which helped in the taste for learning and the pursuit of knowledge. The results show that this game allowed the learning of the polynomial functions of the 1st and 2nd degree, allowing the interaction of the students through the mediated act; in addition, contributed to the formation of social attitudes, besides providing a pleasant environment and Attractive for math learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectLearning, Psychology ofpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleAprendizagem das funções polinomiais do 1° e 2° grau mediada pelo jogo "Trilha matemática criptografada" : uma abordagem sob a perspectiva vygotskyanapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar de que forma o jogo de tabuleiro “Trilha Matemática Criptografada”, aplicado a alunos do 1º ano do Ensino Médio, de um Colégio Estadual da região norte do Paraná, pode contribuir para a aprendizagem das funções polinomiais do 1º e 2º grau. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa; os dados foram obtidos por meio de registros escritos dos alunos e, ainda, de gravações de áudio e imagem. Utilizou-se a fundamentação teórica da taxonomia de Bloom na organização analítica desses dados e, na sequência, apresentou-se a interpretação dos resultados a partir do referencial Vygotskyano. Ao se comparar os resultados da tarefa pré-jogo, que consistia em verificar o nível do desenvolvimento real dos alunos em relação aos conteúdos de funções polinomiais do 1º e 2º grau, com o resultado da tarefa pós-jogo, percebeu-se um avanço nos processos de aprendizagens e desenvolvimento dos participantes dessa pesquisa.Com isso, o jogo como um instrumento mediador do conhecimento criou uma situação que proporcionou uma zona de desenvolvimento proximal nos alunos, permitiu verificar o nível de desenvolvimento potencial deles, isto é, a capacidade que eles tinham de desempenhar tarefas com a ajuda dos colegas. Além de enfatizar o desenvolvimento afetivo e emocional, devido ao seu aspecto lúdico, o que auxiliou no gosto pelo aprender e pela busca do conhecimento. Os resultados apresentam indícios de que esse jogo oportunizou a aprendizagem das funções polinomiais do 1º e 2º grau, ao permitir a interação dos alunos por meio do ato mediado; ademais, contribuiu para a formação de atitudes sociais, além de ter proporcionado um ambiente agradável e atraente para a aprendizagem matemática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6769311177424529pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.referee1IDhttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.contributor.referee2Cargnin, Claudete-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5336055654190666pt_BR
dc.contributor.referee3Figueiredo, Helenara Regina Sampaio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6619487794197361pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Santos,_Solange_Mariano_da_Silva_2019.pdf19,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Santos,_Solange_Mariano_da_Silva_2019_1.pdf9,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.