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Título: Atividades experimentais investigativas e problematizadoras: análise de livros didáticos de química do PNLD
Autor(es): Vieira, Rafael Odorico
Orientador(es): Martins, Alisson Antonio
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino
Química - Experiências
Solução de problemas
Livros didáticos - Avaliação
Ensino - Metodologia
Aprendizagem
Prática de ensino
Professores de química
Science - Study and teaching
Chemistry - Study and teaching
Chemistry - Experiments
Problem solving
Textbooks - Rating of
Teaching - Methodology
Learning
Student teaching
Chemistry teachers
Data do documento: 28-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VIEIRA, Rafael Odorico. Atividades experimentais investigativas e problematizadoras: análise de livros didáticos de química do PNLD. 2019. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Esse estudo aborda a utilização das atividades experimentais investigativas e problematizadoras como meio para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no componente curricular de Química. O objetivo desta investigação é analisar as características das atividades experimentais presentes nos Livros Didáticos de Química (LDQ), aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas edições de 2012, 2015 e 2018, que permitem considerá-las como atividades experimentais que apresentam concepções problematizadoras e investigativas. A motivação desta pesquisa se deve ao fato de que estas atividades são estratégias utilizadas que possuem como principal característica a apresentação dos conceitos químicos por meio de situações que possuam relação com a vida dos estudantes, buscando o engajamento dos mesmos, para participar ativamente do processo de construção e desenvolvimento dos seus conhecimentos. A utilização de tais estratégias contribui com a construção de conhecimentos químicos por parte dos estudantes para que estes compreendam a Química como uma disciplina escolar ligada à sua realidade. Um meio que está ao alcance dos professores para aplicar atividades de caráter investigativo e problematizador, para alcançar estes objetivos, são os LDQ, disponibilizados por meio do PNLD em todo território brasileiro. Para o desenvolvimento desse estudo, primeiramente foram estabelecidos critérios e categorias para identificação das atividades de caráter investigativo e problematizador, depois, foram coletados todos os LDQ volume um que participaram dos editais do PNLD nas edições de 2012, 2015 e 2018. Na sequência, houve a exploração dos materiais a partir das leituras e análises das atividades apresentadas nos LDQ. A análise de conteúdo, pautada nos pressupostos de Bardin (2011) foi utilizada para compreender características das atividades presentes nos LDQ, se tais características apresentam concepções investigativas e problematizadoras. Os resultados obtidos na pesquisa, indicam quedas sete coleções analisadas apenas três coleções apresentam atividades experimentais investigativas e problematizadoras, e quatro coleções apresentam atividades experimentais que possuem características que as aproximam de concepções demonstrativas e ilustrativas. Os resultados da pesquisa permitiram a elaboração de um Guia Complementar, com o objetivo de auxiliar os professores a caracterizar as atividades experimentais no momento da escolha dos LDQ que participarão dos próximos editais do PNLD, além de reforçar a importância do papel da experimentação como uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais, possibilitando a contextualização de conceitos vistos em sala de aula relacionados ao cotidiano dos estudantes para que estes façam conexões dos conceitos e fenômenos químicos por eles vivenciados, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes.
Abstract: This study addresses the use of investigative and problematizing experimental activities as a means for the development of the teaching-learning process in the chemistry curriculum component. The aim of this research is to analyze the characteristics of the experimental activities present in the Textbooks of Chemistry (LDQ), approved in the National Program of the Textbook (PNLD), in the 2012, 2015 and 2018 editions, which make it possible for them to be considered experimental activities that present problematizing and investigative conceptions. The motivation of this research is that these activities are strategies that have, as their main characteristic, the presentation of the chemical concepts through situations that are connected o the life of the students, seeking their engagement, so that they actively participate in the process of building and developing their know ledge. The use of such strategies contributes to the construction of chemical know ledge by students so that they understand chemistry as a school subject linked to their reality. The LDQ are one means, which is available to teachers, to apply investigative and problematizing activities to achieve these goals, made available through PNLD through out Brazil. For the development of this study, criteria and categories were first established to identify the investigative and problematizing activities, and then all the LDQ volume one that participated in the PNLD edicts in the 2012, 2015 and 2018 editions were collected. After that, proceeded the exploration of materials from there adding sand analysis of the activities presented in the LDQ. Content analysis, based on the assumptions of Bardin (2011) was used to understand characteristics of activities present in LDQ, if such characteristics present investigative and problematizing conceptions. The results obtained in there search indicate that, out of seven collections analyzed, only three collections present investigative and problematizing experimental activities, and four collections present experimental activities that are characteristics that bring them closer to demonstrative e and illustrative conceptions. The research results allowed the elaboration of a Complementary Guide, with the objective of helping teachers to characterize the experimental activities when choosing the LDQs that will participate in the next PNLD edicts, besides reinforcing the importance of the experimentation role as an efficient strategy to create real problems, allowing the contextualization of concepts seen in the classroom related to students' daily life so that they make connections with the concept sand chemical phenomena they experience, making the classes more dynamic and engaging.
Descrição: Acompanha produto: Guia para caracterização de atividades experimentais investigativas e problematizadoras nos livros didáticos de química
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4628
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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