Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrento, Ana Cristina-
dc.date.accessioned2020-02-05T13:42:44Z-
dc.date.available2020-02-05T13:42:44Z-
dc.date.issued2019-11-21-
dc.identifier.citationTRENTO, Ana Cristina. Metodologia de resolução de problemas: uma análise das contribuições e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de polinômios no ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4686-
dc.description.abstractThis research presents an analysis of thecontributions and difficulties found during the implementation of a teaching script on basic operations of polynomials for the 8th year of elementary education, using the Methodology of Teaching-Learning-Assessment through Problem Solving (MEAA-RP). Thus,the MEAA-RP is the object of study of this qualitative research, of the research-action type. Data were collected during the application of the teaching script following an adaptation of the phases of the MEAA-RP proposed by Onuchic and Allevato (2011) and Allevato and Onuchic (2014) through recordings of class audio, notes in the field journal of the teacher-researcher and students. The analysis of the collected data was performed using the method of content analysis, proposed by Bardin (2016). The results found were classified into two categories defined a priori, according to the general objective of the research: difficulties and contributions. Category 1, difficulties, is composed of the subcategories: generating problems, missing students, interpretation of the generating problems, previous contents. Category 2, contributions, is composed of the subcategories: active and participatory student, questioning teacher, appreciation of the students' production and learning of the polynomial content. The analysis revealed that there were many contributions obtained with the implementation of the MEAA-RP, which stood out over the difficulties, thus, the methodology proved to be feasible and effective in the reality of the research.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectPolinômiospt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectPolynomialspt_BR
dc.titleMetodologia de resolução de problemas: uma análise das contribuições e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de polinômios no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeProblem-solving methodology: an analysis of the contributions and difficulties in the teaching-learning process of polynomials in elementary educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma análise das contribuições e dificuldades encontradas durante a implementação de um roteiro de ensino sobre operações básicas de polinômiospara o8º ano do Ensino Fundamental, utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas (MEAA-RP).Sendo assim, a MEAA-RPé o objeto de estudo da presente pesquisa de caráter qualitativa,do tipo pesquisa-ação.Os dados foram coletados durante a aplicação doroteiro de ensino seguindouma adaptação das fases daMEAA-RPpropostaporOnuchic e Allevato (2011) eAllevato e Onuchic (2014)por meio degravações de áudios das aulas,anotações no diário de campodaprofessora-pesquisadorae dos estudantes. A análise dos dados coletados foi realizada por meiodo método da análise de conteúdo, proposto por Bardin (2016). Os resultados encontrados foram classificados em duas categorias definidas a priori, de acordo com o objetivo geral da pesquisa:dificuldades e contribuições. A categoria 1, dificuldades, é composta pelas subcategorias: problemas geradores, estudantes faltantes, interpretação dos problemas geradores, conteúdos anteriores. A categoria 2, contribuições, é composta pelas subcategorias: estudante ativo e participativo, professor questionador, valorização da produção dos estudantes e aprendizagem do conteúdo polinômios. A análise revelou que foram muitas as contribuições obtidas com a implementação da MEAA-RP, as quais se sobressaíram sobre as dificuldades, assim, a metodologia se mostrou viável e eficaz na realidade da pesquisa.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3151-9123pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6787666581017604pt_BR
dc.contributor.advisor1Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135797199918609pt_BR
dc.contributor.referee1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2186997793739794pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Dulcyene Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2317743898339524pt_BR
dc.contributor.referee3Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5602-8032pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135797199918609pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
resolucaoproblemaspolinomios.pdf11,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.