Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4746
Título: Competências empreendedoras na educação infantil: curso de formação continuada de professores
Título(s) alternativo(s): Entrepreneurial skills childhood education: continuing education courses for teachers
Autor(es): Lima, Cristhiane Pereira de
Orientador(es): Oliveira, Jair de
Palavras-chave: Educação de crianças
Competências essenciais
Empreendedorismo
Professores - Formação
Educação permanente
Early childhood education
Core competencies
Entrepreneurship
Teachers, Training of
Continuing education
Data do documento: 21-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: LIMA, Cristhiane Pereira de. Competências empreendedoras na educação infantil: curso de formação continuada de professores. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
Resumo: A Educação Infantil cada vez mais vem assumindo um papel relevante na Educação Básica, pois, atualmente, as crianças iniciam a sua vida escolar mais cedo. Com isso, o papel dos professores nos Centros Municipais de Educação Infantil tem sido essencial no processo de formação da criança da Educação Básica. Considerando esse cenário, propôs-se uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com a seguinte questão de investigação: como ensinar as Competências Empreendedoras na Educação Infantil? Tem como objetivo promover um curso de formação continuada sobre as competências empreendedoras na Educação Infantil para professores do município de Cornélio Procópio. Para tanto, formulou-se o seguinte Produto educacional: curso de formação continuada sobre as competências empreendedoras na educação infantil ofertado para professores e diretores do município de Cornélio Procópio. O curso foi ofertado para nove participantes, no período de 11 de junho de 2018 a 02 de julho de 2018. Os resultados da aplicação do produto educacional mostraram que os participantes se envolveram durante a proposta, apropriaram-se do conteúdo do curso, e identificaram uma mudança didático-pedagógica ao planejar.
Abstract: Infantile Education is increasingly taking on a significant role in Basic Education, since today, children start their school life earlier. With this, the role of the teachers in the Municipal Centers of Early Childhood Education has been essential in the process of formation of the child of Basic Education. Considering this scenario, a qualitative, exploratory research was proposed, with the following research question: how to teach Entrepreneurial Skills in Early Childhood Education? It aims to promote a continuing education course on entrepreneurship skills in Early Childhood Education for teachers in the municipality of Cornélio Procópio. For this, the following educational product was formulated: a continuing education course on entrepreneurship skills in children's education offered to teachers and directors of the municipality of Cornélio Procópio. The course was offered to nine participants in the period from June 11, 2018 to July 2, 2018. The results of the application of the educational product showed that the participants got involved during the proposal, appropriated the course content, and identified a didactic-pedagogical change when planning.
Descrição: Acompanha: Curso de formação continuada sobre competências empreendedoras na educação infantil: um trabalho com professores e diretores no município de Cornélio Procópio
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4746
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Lima,_Cristhiane_Pereira_de_2018.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Lima,_Cristhiane_Pereira_de_2018_1.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.