Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4853
Título: Análise da comunicação de marketing na eficácia da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos do Câmpus Londrina da UTFPR
Título(s) alternativo(s): Analysis of the marketing communication on effectiveness of Solid Waste Management Commission of UTFPR Campus Londrina
Autor(es): Scremin, Rodrigo
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Comunicação em marketing
Educação ambiental
Gestão integrada de resíduos sólidos
Universidades e faculdades públicas
Administração pública
Communication in marketing
Environmental education
Integrated solid waste mangement
Public universities and colleges
Public administration
Data do documento: 19-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCREMIN, Rodrigo. Análise da comunicação de marketing na eficácia da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos do Câmpus Londrina da UTFPR. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Desde sua criação, o Câmpus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR tem apresentado crescimento significativo com a oferta de novos cursos e ampliação de área construída. A expansão proporcionou um aumento de frequentadores, tanto de alunos, quanto de servidores, acarretando, como consequência, maior produção de resíduos sólidos. Considerando o Decreto n. 5.940/2006 o qual exige que Instituições Públicas Federais devem, obrigatoriamente, implantar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e, ainda, as normativas municipais da cidade de Londrina, é implementada a Comissão da Coleta Seletiva Solidária na UTFPR, Câmpus Londrina. As atividades da Comissão visam organizar a coleta dos resíduos sólidos gerados no Câmpus, dando uma adequada destinação, encaminhando os itens recicláveis às cooperativas locais, minimizando assim, o descarte ao aterro sanitário. No entanto faz-se necessário a contribuição e o apoio da comunidade acadêmica para o alcance dos objetivos propostos pela Comissão. Neste contexto, esta pesquisa objetivou analisar a comunicação de marketing na eficácia da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos do Câmpus Londrina da UTFPR. Foram identificadas as principais estratégias de comunicação de marketing utilizadas na conscientização ambiental e social pela Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos do Câmpus Londrina da UTFPR e identificar sua repercussão junto ao público alvo (servidores e discentes). A análise abrangeu o material de divulgação da Comissão em diferentes aspectos, nas redes sociais, impressos e eventos. Para a coleta de dados também foi realizada uma entrevista semiestruturada com a responsável pela Comissão e a aplicação de um questionário aos frequentadores do Câmpus. O trabalho permitiu apresentar uma proposta de intervenção onde são apresentadas sugestões de melhorias baseadas nos resultados da pesquisa.
Abstract: Since its inception, a UTFPR - Câmpus in Londrina has shown significant growth it offering new courses and expansion of the built area. Expansion provides increased attendance for both, students and employees, increased waste production as an effect of this. With the law decree no. 5,940 / 2006, in which require federal public institutions to implement a Solid Waste Management Plan and, as municipal regulations in the city of Londrina, it be implemented the Solidary Selective Collection Commission at UTFPR, Câmpus Londrina. As the activities of the Commission aim to organize a collection of waste generated on Câmpus, giving proper disposal, sending the recyclables to local cooperatives, thus minimizing the discarded in the landfill. However, the support and support of the academic community is necessary to achieve the objectives proposed by the Commission. In this context, this research aimed to analyze the marketing communication of the UTFPR Londrina Câmpus Solid Waste Management Commission. They were identified as the main marketing communication strategies used in the environmental and social awareness by the UTFPR Londrina Câmpus Solid Waste Management Commission and to identify its repercussion with the target audience (employees and students). The analysis covers the Commission's outreach material on different aspects, social media, printed materials and events. A semi-structured interview was applied to responsibility by the Commission, for data collection, and a questionnaire was applied to Câmpus attendees. The presented work presents an intervention proposal, where suggestions for improvements in the research results are presented.
Descrição: Acompanha produto: Análise da comunicação de marketing na eficácia da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos do Câmpus Londrina da UTFPR
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4853
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
comunicacaomarketingresiduossolidos.pdf11,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
comunicacaomarketingresiduossolidos_produto.pdf202,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.