Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4861
Título: Reflexões de licenciados em química a partir de um curso ofertado na disciplina de estágio supervisionado
Título(s) alternativo(s): Reflections of undergraduates in chemistry from a course offered in the supervised internship discipline
Autor(es): Jacinto, Samila
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Reflexão (Filosofia)
Microensino
Professores - Formação
Reflection (Philosophy)
Microteaching
Teachers, Training of
Data do documento: 11-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: JACINTO, Samila. Reflexões de licenciandos em química a partir de um curso ofertado na disciplina de estágio supervisionado. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: A presente pesquisa é concebida na formação inicial de professores de Química em uma universidade de Londrina – Pr no contexto de um curso, tendo por premissa a contribuição da reflexão na prática docente. O curso “Intervenção reflexiva na formação inicial de professores” se configurou como produto educacional desta dissertação, parte de uma sondagem primeira junto aos licenciandos participantes da pesquisa por meio de uma entrevista semiestruturada em que se verificou a necessidade de desenvolver atividades que estimulassem a reflexão e instrumentalizasse didaticamente os sujeitos. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar o processo reflexivo de um grupo de licenciandos em Química nas atividades de microensino do estágio supervisionado IV por meio da autoscopia. A metodologia adotada para a condução desta investigação foi abordagem qualitativa. Evidenciou-se por meio do procedimento de autoscopia, as falas e a espiral auto reflexiva esboçada para cada um dos licenciandos participantes da pesquisa, que configurou o processo de reflexão e auto-avaliação destes. A dinâmica desse processo os levou a identificar as situações problema e suas dificuldades, que num segundo momento após a reflexão sobre a reflexão na ação resultou na reelaboração de seus planejamentos e aplicação na escola campo de estágio. As reflexões de suas experiências didáticas revelam indícios de que houve avanços em sua prática e compreensão sobre a implementação das abordagens de ensino em sala de aula. Apenas um licenciando não se envolveu por completo na espiral autorreflexiva, visto que não conseguiu realizar o replanejamento de regência e reaplicar na escola campo de estágio, porém foi possível também a este fazer a reflexão sobre a reflexão na ação, face aos outros momentos vivenciados no curso de formação. Os resultados desta pesquisa revelaram ser promissor o produto educacional para a formação inicial de licenciandos, portanto recomenda-se tal prática em cursos de formação de professores, lembrando que o formador tem flexibilidade para realizar as adequações que considerar necessárias ao seu contexto de trabalho.
Abstract: The present research is conceived in the initial formation of professors of Chemistry in a university of Londrina - Pr in the context of a course, having as premise the contribution of the reflection in the teaching practice. The course “Reflective intervention in the initial training of teachers” was configured as an educational product of this dissertation, part of a first survey with the graduates participating in the research through a semi-structured interview in which the need to develop activities that stimulated reflection and instruct the subjects didactically. The objective of this research was to investigate the reflective process of a group of graduates in Chemistry in the micro-teaching activities of supervised stage IV through autoscopy. The methodology adopted to conduct this investigation consisted of a qualitative approach. It was evidenced through the autoscopy procedure, the speeches and the selfreflective spiral outlined for each of the graduates participating in the research, which configured their reflection and self-evaluation process. The dynamics of this process led them to identify the problem situations and their difficulties, which in a second moment after reflecting on the reflection in the action resulted in the re-elaboration of their plans and application in the internship field school. The reflections of their teaching experiences reveal evidence that there have been advances in their practice and understanding of the implementation of teaching approaches in the classroom. Only one licensee was not completely involved in the self-reflective spiral, as he was unable to carry out the re-planning of the regency and reapply the internship field at school, but it was also possible for him to reflect on the reflection in action, in view of the other moments experienced in the training course. The results of this research revealed that the educational product for the initial training of undergraduate students is promising, so it is recommended that this practice in teacher training courses, remembering that the trainer has the flexibility to carry out the adjustments he deems necessary to his work context.
Descrição: Acompanha: Intervenção reflexiva na formação inicial de professores
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4861
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Jacinto,_Samila_2020.pdf10,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Jacinto,_Samila_2020_1.pdf12,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons