Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4890
Título: Atividades com raciocínio lógico para a aprendizagem significativa em ciências
Título(s) alternativo(s): Logical reasoning activities for meaningful science learning
Autor(es): Brisola, Flávia Esteves
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Raciocínio
Aprendizagem baseada em problemas
Solução de problemas
Ciência - Estudo e ensino
Reasoning
Problem-based learning
Problem solving
Science - Study and teaching
Data do documento: 11-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BRISOLA, Flávia Esteves. Atividades com raciocínio lógico para a aprendizagem significativa em ciências. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Este estudo versa sobre uma discussão em torno da aprendizagem baseada na resolução de problemas (PBL), por meio de atividades de raciocínio lógico, metodologia na qual os tópicos de aprendizagem são apresentados através de conceitos referentes aos conteúdos de ensino, diante dos problemas o aluno desenvolve estratégias para soluciona-los, baseando-se nos conhecimentos prévios adquiridos durante todo o processo de aprendizagem. O estudo tem como objetivo: Analisar como as atividades de raciocínio lógico contribuem para que os alunos dos anos finais do ensino fundamental construam uma aprendizagem em ciências significativa. Tratou-se de um estudo aplicado e exploratório, de análise qualitativa dos dados que teve como campo de investigação três turmas do 8°ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Ponta Grossa, Paraná. Os dados foram coletados por meio de questionários para os professores e alunos sobre entendimento do uso do raciocínio lógico em atividades de ciências e também foram utilizadas as atividades de raciocínio lógico com os alunos. Para fundamentar o estudo tratou-se dos temas: O ensino de Ciências no Brasil, O ensino de Ciências nos anos finais, subdividindo em O ensino sobre o corpo humano, Aprendizagem significativa em Ciências, A aprendizagem em Ciências baseada na resolução de problemas com o desenvolvimento do raciocínio lógico e Aprendizagem significativa baseada no uso de estratégias metacognitivas e cognitvas. Como resultado, observou-se que as atividades permitem o desenvolvimento de estratégias que ancoradas nos conhecimentos prévios, possibilitaram ao aluno uma aprendizagem significativa. O presente estudo teve como produto final a elaboração de um caderno pedagógico de atividades, que pode subsidiar o trabalho dos professores em sala de aula, no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, como instrumento a ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem. As atividades, que constam no caderno, têm como conteúdo sistemas, mais especificamente: Genital; Urinário; Esquelético; Respiratório; Circulatório; Alimentação/Genética e Elementos Químicos, por ser parte integrante do Ensino de Ciências.
Abstract: This study deals with a discussion around problem-based learning (PBL), through logical reasoning activities, methodology in which learning topics are presented through concepts related to teaching content, in the face of problems the student develops strategies to solve them, based on previous knowledge acquired throughout the teaching-learning process. The study has as its goal: Analyze how logical reasoning activities help students in the final years of elementary school to build meaningful science learning.This was an applied and exploratory study of qualitative data analysis that had as research field three classrooms from the 8th grade of a public elementary school from the Ponta Grossa city, in Paraná state. Data were collected through questionnaires for teachers and students about understanding the use of logical reasoning in science activities and the logical reasoning activities performed with students were also used. To support the study the following subjects were regarded: Science teaching in Brazil, Science teaching in the final years, subdividing into Teaching about the human body, Meaningful Learning in Science, Learning in Science based on problem solving with the development of logical reasoning and Meaningful learning based on the use of metacognitive and cognitive strategies. As a result, it was observed that the activities allow the development of strategies that if anchored in previous knowledge, allowed the student to obtain meaningful learning. The present study had as its final product the development of a pedagogical activity notebook, which can support the teachers’ work in the classroom, in the development of the students' logical reasoning, as an instrument to be used in the teaching and learning process. The activities contained in the notebook have as content systems, more specifically: Genitals; Urinary; Skeletal; Respiratory; Circulatory; Food/ Genetics and Chemical Elements, for being an integral part of Science Education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4890
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
atividadesraciociniologicoaprendizagemsignificativa.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.