Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4913
Título: Uma discussão sobre o conhecimento matemático disseminado pelo PROFMAT para o ensino de funções à luz do MTSK
Título(s) alternativo(s): A discussion on math knowledge disseminated by PROFMAT for teaching functions in the light of MTSK
Autor(es): Valim, Jaqueline Lazaroto
Orientador(es): Caldatto, Marlova Estela
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Funções (Matemática)
Conhecimento e aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Functions
Knowledge and learning
Data do documento: 2-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: VALIM, Jaqueline Lazaroto. Uma discussão sobre o conhecimento matemático disseminado pelo PROFMAT para o ensino de funções à luz do MTSK. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: Esta pesquisa visa discutir a natureza dos conhecimentos veiculados pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede – PROFMAT, o qual constitui-se como uma política pública de formação de professores, por meio de uma análise de cunho qualitativo do livro texto que baliza uma das principais disciplinas do programa, a “Números e Funções Reais”. Tal análise focou na abordagem desenvolvida do tema “Funções”, mais especificamente, “Funções Afins”, e foi realizada à luz do modelo teórico-analítico Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK). Assim, evidenciou-se, por meio deste trabalho, que os conhecimentos sobre o tema funções disseminados no e pelo PROFMAT privilegiam apenas um dos conhecimentos tidos pelo MTSK como essenciais para o professor que ensina matemática, o domínio Mathematical Knowledge – MK, mais especificamente no que tange aos subdomínios Knowledge of Topics – Kot e Knowledge of Practices in Mathematics – KSM, ou seja, os conhecimentos do professor específicos para o ensino do conteúdo, os quais constituem base necessária para um ensino eficaz e que constituem o domínio Pedagogical Content Knowledge – PCK deixam de ser evidenciados e contemplados de forma satisfatória na abordagem desenvolvida pelo autor do livro texto “Números e Funções Reais”.
Abstract: This research aims to discuss the nature of the knowledge conveyed by the Professional Master's Program in Network Mathematics - PROFMAT, which constitutes itself as a public policy for teacher training, through a qualitative analysis of the textbook that guides one of the main subjects of the program, the “Real Numbers and Functions”. Such analysis focused on the developed approach of the theme "Functions", more specifically, "Related Functions", and was carried out in the light of the theoretical-analytical model Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK). Thus, it was evident, through this work, that the knowledge on the topic functions disseminated in and by PROFMAT privileges only one of the knowledge considered by MTSK as essencials for the teacher who teaches mathematics, the domain Mathematical Knowledge - MK, more specifically in regarding the subdomains Knowledge of Topics - Kot and Knowledge of Practices in Mathematics - KSM, that is, the teacher's specific knowledge for teaching content, which constitute a necessary basis for effective teaching and which constitute the Pedagogical Content Knowledge domain - PCK ceases to be evidenced and contemplated satisfactorily in the approach developed by the author of the text book “Numbers and Real Functions”.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4913
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conhecimentomatematicofuncoesmtsk.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.