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Título: Travel mode choice behavior: an integrated framework of social psychology and marketing theory
Título(s) alternativo(s): Comportamento de escolha de modal de viagem: um modelo integrado de teorias de psicologia social e administração
Autor(es): Silveira, Thiago Carvalho dos Reis
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Política de transporte urbano
Psicologia social
Marketing
Transporte e Estado
Transporte urbano
Urban transportation policy
Social psychology
Transportation and state
Urban transportation
Data do documento: 24-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVEIRA, Thiago Carvalho dos Reis. Travel mode choice behavior: an integrated framework of social psychology and marketing theory. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Em transportes, a pesquisa de comportamento pode ser dividida em três grandes áreas: marketing, psicologia social e planejamento urbano. Embora, construtos de campos teóricos diferentes já tenham sido analisados juntos, poucos estudos examinaram como um conjunto de variáveis de diferentes teorias interagiriam e influenciariam a formação de intenções comportamentais e de laços de lealdade. O objetivo principal deste trabalho envolveu o desenvolvimento de um modelo teórico integrado baseado em uma revisão sistemática da literatura de marketing e de psicologia social para investigar a formação de intenções comportamentais e de laços de lealdade em relação à dois modos de transporte, carro e transporte público. Uma survey foi desenvolvida e aplicada em Curitiba, Brasil coletando informações sobre valor percebido, qualidade percebida, satisfação, lealdade, atitudes, normas pessoais e sociais, percepção de controle comportamental, intenções comportamentais e hábito. Os dados foram utilizados para testar e validar o modelo teórico integrado com base na aplicação de análise confirmatória fatorial e na modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a formação de intenções comportamentais e dos laços de lealdade entre as amostras ocorre de maneira distinta. Por exemplo, atitudes, qualidade percebida, normas pessoais, percepção de controle comportamental e satisfação são os construtos com o maior efeito na variável de interesse para usuários de carro. Em contrapartida, valor percebido, satisfação, atitudes, qualidade percebida, percepção de controle comportamental e normas pessoais são os mais relevantes para usuários de transporte público. A maior vantagem e contribuição do modelo teórico integrado é a conexão de conceitos de marketing, comumente utilizados na realidade de gestores públicos, a conceitos da psicologia social, chave para o desenvolvimento de intenções comportamentais e hábito. Portanto, auxiliando no desenvolvimento de políticas públicas mais detalhadas que possam ser aplicadas a fim de promover cidades mais sustentáveis.
Abstract: Current travel behavior research can be divided into three main fields: marketing, social psychology, and land-use, which are derived from different theories and beliefs. Even though, constructs from different theoretical frameworks, such as travel satisfaction and attitudes, have been previously studied together, few studies have analysed how a set of constructs from different theories would interact and influence the formation of behavioral intentions and user loyalty. In this sense, the main goal of this research entailed developing a comprehensive framework based on a systematic review of both marketing and social psychology theories as to investigate the formation of behavioral intentions and loyalty bonds towards two commute travel modes, namely commuting by car and by public transport. To this end, a survey was developed and applied in Curitiba, Brazil regarding perceived value, perceived quality, travel satisfaction, user loyalty, attitudes, social and personal norms, perceived behavioral control, behavioral intentions and habit. The collected data was used to test and validate the integrated framework through a two-step approach based on both confirmatory factor analysis (CFA) and structural equation modeling (SEM). The results highlighted that the formation of behavioral intentions and loyalty bonds across the samples occurred differently. For instance, attitudes, perceived quality, personal norms, perceived behavioral control, and travel satisfaction were the constructs with the largest effect on the main variable in the car sample. On the other hand, perceived value, travel satisfaction, attitudes, perceived quality, perceived behavioral control, and personal norms were the most relevant in the public transport sample. Overall, the main advantage and contribution of the integrated framework is being able to connect the influence of marketing constructs, which are commonly used by public managers, to social psychology factors, which are key to the development of behavioral intentions and habit. Therefore, aiding the planning of more detailed, strategic and adaptable public policies that could be applied to achieve more sustainable cities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4985
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