Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPesente, Guilherme Moraes-
dc.date.accessioned2020-06-17T23:06:18Z-
dc.date.available2020-06-17T23:06:18Z-
dc.date.issued2019-10-18-
dc.identifier.citationPESENTE, Guilherme Moraes. O ensino de matemática por meio da linguagem de programação Python. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5020-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Ensine matemática por meio da linguagem Python: caderno pedagógicopt_BR
dc.description.abstractIssues in math learning are a reality every single day at school. During years, by the IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) evaluation, from 2013 to 2017, this fact was verified, and, by that, it was demonstrated the students low performance, into the first periods. There are multiple ways to develop the logical think of the students and this way are studied and applied constantly, as the use of TIC’s and the learning games, being possible to receive results in some of them and in others, it is still needed an improvement. By the computer utilization, concepts connected to computers thoughts could be implemented by the teachers in computing labs (LIED - Laboratório de Informática Educativa), allowing that instruments has been created to complement the teaches inside the classrooms. Seymour Papert (1980) studied the impacts of the computer use and their contribution to the cognitive individual development. The present research was looking for to investigate the impacts to the Python programming language utilization to complement the knowledges that the six grade receives (fundamental period in Brasil education form), in math teaches, in a private school, in Ponta Grossa city, Paraná. The present search is a field search, applies and descriptive type. This search has as the central pillar Ausubel (1960) with his significative learning theory and Papert (1980) with his constructivism theory. To the project execution, becomes necessary the investigation of the problems that the students had during the bimester, in math, being after that, developed the codes to every subject. It was possible to realized that the Python language use as a mean to complement the teaching form, was positive to improve the students educational development and logical development, besides the complement of all the knowledge and wisdom acquires inside the class in subjects like numerical expression, math operators and lists.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPython (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPython (Computer program language)pt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.titleO ensino de matemática por meio da linguagem de programação Pythonpt_BR
dc.title.alternativeThe math teaches by the Python programming languagept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoProblemas na aprendizagem matemática são uma realidade presente em diversas escolas. No decorrer dos anos, por meio da avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013 a 2017, este fato foi constatado e, por meio dele foi demonstrado o baixo aproveitamento dos alunos nos anos iniciais. Meios para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos são estudados e aplicados constantemente, como o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e jogos lúdicos, sendo possível colher resultados, a exemplo de projetos já desenvolvidos pelo Scratch, como encontrado na Escola de Hackers (TEIXEIRA, 2015). Por meio da utilização do computador, conceitos ligados ao uso de TICs podem ser implementados pelos professores dentro de sala de aula ou em parceria com professores dos laboratórios de informática (LIED - Laboratório de Informática Educativa), permitindo que sejam criados meios que complementem o ensino em sala de aula. A presente pesquisa buscou investigar os impactos de se utilizar a linguagem de programação Python para complementar os conhecimentos obtidos nos conteúdos em sala de aula por um grupo de dez alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, na disciplina de matemática, em uma escola particular no município de Ponta Grossa, no Estado do Paraná, conteúdos estes relacionados ao primeiro bimestre do ano de 2019, como: antecessor e sucessor; sequência numérica; operações matemáticas e expressão numérica. O presente trabalho se encontra como pesquisa de campo, aplicada, qualitativa e descritiva. A referida pesquisa teve como pilares centrais Ausubel (1960) com sua teoria da aprendizagem significativa e Papert (1980) com sua teoria do Construcionismo. Para a execução do projeto, foi efetuado um levantamento dos problemas apresentados pelos alunos no decorrer do bimestre na disciplina de matemática, sendo posteriormente desenvolvidos os códigos para cada conteúdo. Tal levantamento foi obtido por meio de questionários respondidos pela professora da disciplina de matemática, questionários estes que detalhavam os problemas apresentados pela turma do 6º ano dos anos de 2018 e 2019. Ao final do primeiro bimestre e consequentemente do projeto, foi desenvolvido uma avaliação processual, visando mensurar o aproveitamento, avanços e melhorias dos alunos no presente trabalho, também foi desenvolvido questionários para a professora da disciplina e alunos participantes, sendo possível obter significantes resultados da utilização da linguagem Python no processo de desenvolvimento cognitivo. Após estas constatações, foi possível comprovar que a utilização da linguagem Python como meio de complemento do ensino, contribuiu para o melhor desenvolvimento educacional e lógico dos alunos, além de fortalecer todo conhecimento adquirido em sala de aula em conteúdos como expressão numérica, operações matemáticas e lista.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113611965448095pt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Roberto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3052-3016pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1607596289960868pt_BR
dc.contributor.referee2Grossi, Luciane-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1435-2643pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2216480733872700pt_BR
dc.contributor.referee3Pinheiro, Nilceia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728pt_BR
dc.contributor.referee4Aires, João Paulo-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-4367-9901pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5120480868145385pt_BR
dc.contributor.referee5Matos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinomatematicalinguagempython.pdf14,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinomatematicalinguagempython_1.pdf3,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.