Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5048
Título: | Os desafios do engenheiro-professor: prática profissional x prática pedagógica |
Título(s) alternativo(s): | Engineer-teachear’s chalenges: professional practices x pedagogical practices |
Autor(es): | Klein, Alison |
Orientador(es): | Resende, Luis Mauricio Martins de |
Palavras-chave: | Professores de engenharia Engenharia - Estudo e ensino Professores - Formação Prática de ensino Prática profissional Engineering teachers Engineering - Study and teaching Teachers, Training of Student teaching Professional practice |
Data do documento: | 13-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | KLEIN, Alison. Os desafios do engenheiro-professor: prática profissional x prática pedagógica. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. |
Resumo: | A educação é um fenômeno social universal e seus conteúdos e objetivos são determinados por fatores como a sociedade, a política e a ideologia predominante. Nesse processo, os professores são fundamentais na formação das gerações, assim como no desenvolvimento dos padrões de sociedade que se deseja estabelecer. Como a ação intelectual e pedagógica utilizada pelos educadores interfere no processo de aprendizagem dos alunos, o professor sente a necessidade de dominar vários saberes relativos à sua prática profissional pedagógica. Entretanto, muitas vezes esses professores não receberam uma formação docente apropriada para tal exercício profissional, como é o caso de muitos professores engenheiros. Nesse sentido, para contribuir com esses profissionais da educação essa pesquisa tem por objetivo identificar saberes e práticas pedagógicas utilizadas por docentes engenheiros em sua práxis profissional, ao longo de sua vida docente. O lócus de investigação ocorre em um Centro Universitário que possui engenheiros exercendo a profissão docente. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada, de abordagem metodológica qualitativa de natureza interpretativa, exploratória e de levantamento. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com 13 professores com formação em engenharia e que atuam em cursos de graduação em engenharia no Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (UNIUV). O referencial teórico segue os estudos de Tardif (2014) e Pimenta (1999). A pesquisa apresenta como resultado os dados e análises da investigação assim como um perfil profissional dos professores participantes do estudo, sendo que os principais resultados indicam que nem todos os conhecimentos que formam um profissional docente podem ser adquiridos apenas pela sua experiência e vivência. |
Abstract: | Education is a universal social phenomenon and its contents and objectives are determined by factors such as society, politics and the prevailing ideology. In this process, teachers are fundamental in the formation of generations, as well as in the development of the patterns of society that one wishes to establish. As the intellectual and pedagogical action used by educators interferes in the learning process of the students, the teacher feels the need to master several knowledge related to his professional pedagogical practice. However, many times these teachers have not received appropriate teacher training for such professional practice, as is the case with many teachers engineers. In this sense, in order to contribute with these professionals of education, this research aims to identify the knowledge and pedagogical practices used by teachers engineers in their professional practice, throughout their teaching life. The locus of investigation occurs in a University Center that has engineers practicing the teaching profession. The methodology used is bibliographic research, applied, with a qualitative and interpretative approach, exploratory and survey. Data collection took place through semi-structured interviews with 13 professors with engineering backgrounds and who work in undergraduate engineering courses at the University Center of the City of União da Vitória (UNIUV). The theoretical framework follows the studies of Tardif (2014) and Pimenta (1999). The research results in data and analysis of the research as well as a professional profile of the teachers participating in the study, and it is possible to identify that not all the knowledge that makes up a teaching professional can be acquired only by their experience and experience. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Formação profissional docente para engenheiros: um roteiro de oficinas |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5048 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
desafiosengenheiroprofessorpraticaprofissionalpedagogica.pdf | 11,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
desafiosengenheiroprofessorpraticaprofissionalpedagogica_1.pdf | 7,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.