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dc.creatorKoga, Thais Maya-
dc.date.accessioned2020-07-03T15:05:29Z-
dc.date.available2020-07-03T15:05:29Z-
dc.date.issued2020-05-29-
dc.identifier.citationKOGA, Thais Maya. O fazer modelagem matemática em um curso de licenciatura em química: análise de estratégias e ações. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5054-
dc.descriptionAcompanha: Atividades de modelagem matemática para licenciatura em química.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents results concerning the analysed subject: relations between Heuristic Strategies in the development of Mathematical Modelling activities and the phenomenological categories of Peircean Semiotics. To that end, theoretical assumptions of Mathematical Modelling were used as a pedagogical alternative proposed by Almeida, Silva and Vertuan (2012), as well as the Peircean Semiotics, more particularly, the phenomenological categories regarding the analysis of how this phenomenon is perceived by undergraduate Chemistry students. Therefore, this work brings a semiotic interpretation of students‟ Mathematical Modelling doing process by letting them show how the situational problem was solved in an autonomous way. In order to do so, Mathematical Modelling activities were created in the discipline of Differential and Integral Calculus I of the UTFPR Chemistry course. Upon doing activities of first, second and third moments of familiarizing, these activities collaborated with the development of the interpretative qualitative research, which resulted in the educational product entitled: Mathematical Modelling Activities for Bachelor‟s Degree in Teaching of Chemistry. The analysis of the signs produced and used by students allows to infer that there are first actions in the interaction phase and require broader Heuristic Strategies, such as material organization, along with second actions, when there is the embodiment of an idea and, thus, the transformation from natural language into mathematics, which mainly evokes the strategy “verify functional aspects”, and finally third actions, the link between quality and fact, in the development of the model, interpretation and validation of results. Compared to the others, the third category elicits more strategies, which enables an approximation between what the teacher explains and what the student fathoms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectHeurísticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subjectHeuristicpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleO fazer modelagem matemática em um curso de licenciatura em química: análise de estratégias e açõespt_BR
dc.title.alternativeDoing mathematical modelling in a chemistry course: analysis of strategies and actions.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa apresentamos resultados para o objeto que nos propusemos a investigar: relações entre Estratégias Heurísticas no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática e as categorias fenomenológicas da Semiótica Peirceana. Para tal, assumimos os pressupostos teóricos da Modelagem Matemática como alternativa pedagógica de Almeida, Silva e Vertuan (2012) e da Semiótica peirceana, em particular, as categorizações fenomenológicas no que se refere à análise de como o fenômeno aparece à mente dos estudantes de Licenciatura em Química. Com isso, trazemos uma interpretação semiótica do fazer Modelagem Matemática por alunos ao mostrarem saber como a situação-problema foi resolvida de maneira autônoma. Para tanto, desenvolvemos atividades de Modelagem Matemática na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I do curso de Licenciatura em Química da UTFPR. Sendo realizadas atividades de primeiro, segundo e de terceiro momentos de familiarização, essas atividades colaboraram com o desenvolvimento da pesquisa qualitativa interpretativa que resultou no produto educacional intitulado: Atividades de Modelagem Matemática para Licenciatura em Química. A análise dos signos produzidos e utilizados pelos estudantes nos permite inferir que há ações que são primeiras na fase de inteiração e requerem Estratégias Heurísticas mais gerais como a organização do material, além de ações segundas, quando se tem a corporificação da ideia e, portanto, a transformação da linguagem natural para a matemática evoca principalmente a estratégia “verifique aspectos funcionais” e finalmente ações terceiras, de ligação entre a qualidade e o fato, no desenvolvimento do modelo, interpretação e validação de resultados. Nessa categoria identificamos mais estratégias que nas demais, permitindo verificar uma aproximação entre aquilo que o professor explica e o que o aluno compreende.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1034-4160pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8783702393152947pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Lourdes Maria Werle de-
dc.contributor.referee3IDhttp://orcid.org/0000-0001-8952-1176pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2660354136462141pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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