Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5119
Título: Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos
Título(s) alternativo(s): Reading comprehension in the process of solving mathematical problems
Autor(es): Santana, Angela Maria
Orientador(es): Szmoski, Romeu Miqueias
Palavras-chave: Compreensão na leitura
Avaliação educacional
Rendimento escolar
Matemática - Estudo e ensino
Solução de problemas
Reading comprehension
Education - Evaluation
Academic achievement
Mathematics - Study and teaching
Problem solving
Data do documento: 5-Jun-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTANA, Angela Maria. Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: A leitura é uma ação humana de aprendizagem para todas as áreas do conhecimento. No entanto, cada área possui uma linguagem própria a partir da qual a compreensão é estabelecida. Especificamente na Matemática, a compreensão leitora torna-se fundamental para resolver as mais variadas situações-problema que envolve a grade curricular ou mesmo as do dia-a-dia. A resolução de problemas matemáticos envolve a linguagem no sentido mais amplo, a qual precisa ser explorada e aperfeiçoada para obter uma compreensão melhor daquilo que se pede. Considerando isso, o presente trabalho teve como objetivo apresentar estratégias de leitura que contribuíssem para o aprimoramento das habilidades exigidas na Prova Brasil, em relação ao eixo Números e Operações. Para alcançar tal objetivo foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória, de cunho descritivo. A abordagem dos dados foi qualitativa, frente à realidade presenciada, através de observação participante, junto a 29 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa, os quais participaram do processo avaliativo da Prova Brasil em 2017. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, tendo início com a produção dos planos de aula para o trabalho pedagógico com a exploração do antes da leitura, abordando os Descritores do eixo: Números e Operações; seguidos da aplicação dos simulados nos moldes da prova, que seriam o durante a leitura e realização de autoavaliação o depois da leitura, em paralelo com dados/escores da Prova Brasil e produção de e-book. Os dados foram coletados por meio da aplicação dos simulados e da análise qualitativa da autoavaliação tanto oral, quanto escrita. Como aporte teórico, tomaram-se por base os estudos dos documentos pedagógicos legais como os PCN, Diretrizes Nacionais e Municipais e a BNCC. Fundamentam ainda a pesquisa: a proposta de resolução de problemas (POLYA, 2006), paralelamente à abordagem de estratégias de leitura (SOLÉ, 1998; SMOLE, 2001); a Psicologia Cognitiva com base em (MATLIN 2003; STERNBERG 2008; COSENZA, GUERRA, 2011); a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para situar a compreensão dos itens (questões) da Prova Brasil. Como produto educacional, este estudo resultou na produção de um e-book instrucional sobre a Prova Brasil, abordando as estratégias de compreensão leitora para problemas matemáticos. O intuito é compartilhar com professores que atuam no 5º ano esta prática pedagógica, a qual pretende contribuir para a compreensão leitora dos alunos com relação aos problemas matemáticos. Assim, essa pesquisa aponta que o trabalho com a leitura pode fornecer subsídios para desenvolver a compreensão, através da valorização da linguagem e da expressão oral dos alunos na disciplina de Matemática.
Abstract: Reading is a human learning action for all areas of knowledge. However, each area has its own language from which understanding is established. Specifically, in Mathematics, reading comprehension becomes fundamental to solve the most varied problem situations involving the curriculum or even those on everyday life. Solving mathematical problems involves language in the broadest sense, which needs to be explored and refined in order to gain a better understanding of what is being asked for. Taking that into account, the present work aimed to present reading strategies that contributed to the improvement of the required skills at Prova Brasil, in relation to the Numbers and Operations axis. In order to achieve this goal, an applied research, exploratory, descriptive was developed. The data approach was qualitative, in face of the reality witnessed, through participant observation, together with twenty-nine students from the 5th grade of a public elementary school, a County school system in the city of Ponta Grossa, which participated in the evaluation process of Prova Brasil in 2017. The research was developed in four stages, starting lesson plans for pedagogical work by exploring the before reading, addressing the Axis Descriptors: Numbers and Operations; followed by applying the simulated tests, which would be during reading and self-assessment, the after reading, in parallel with data / scores from Prova Brasil and e-book production. Data were collected through the application of simulated and qualitative analysis of both oral and written self-assessment. As a theoretical contribution, studies of legal pedagogical documents such as the PCN, National and Municipal Guidelines and the BNCC were based. They also support the research: the problem solving proposal (POLYA, 2006), in parallel to the approach of reading strategies (SOLÉ, 1998; SMOLE, 2001); the Cognitive Psychology based on (MATLIN 2003; STERNBERG 2008; COSENZA, GUERRA, 2011); the Item Response Theory (IRT) to situate the understanding of the items (questions) of the Prova Brasil. As an educational product, this study resulted in the production of an instructional ebook on Prova Brasil, addressing reading comprehension strategies for mathematical problems. The purpose of this study is to share this pedagogical practice with teachers working with 5th graders, which aims to contribute to the reading comprehension of students regarding mathematical problems. Thus, this research points out that working with reading can provide input to develop understanding, through appreciation of the students' language and oral expression in Mathematics.
Descrição: Acompanha produção técnica: COLEMAT: Compreensão Leitora na Matemática
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5119
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas.pdf16,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas_1.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.