Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5139
Título: A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores
Título(s) alternativo(s): The use of the Arduino platform in the teaching of physics: measuring charge and stored energy in capacitor associations
Autor(es): Ataides, Andreza Destefano
Orientador(es): Schiavon, Gilson Junior
Palavras-chave: Arduino (Controlador programável)
Capacitores
Robótica
Arduino (Programmable controller)
Capacitors
Robotics
Data do documento: 7-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: ATAIDES, Andreza Destefano. A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.
Resumo: É notório que os estudantes estão cada vez mais ativos e por vezes desinteressados em sala de aula. Uma maneira de explorar tal energia é usar isso em prol do desenvolvimento e envolvimento em conhecimentos tecnológicos relacionados a educação, isto é, no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, o estudante, sem perceber, aprende e ensina. O Arduino, enquanto tecnologia apresenta uma infinidade de opções para o professor usar em sala, visto que, a robótica educacional é um campo que cresce, atraindo a atenção dos estudantes, para uma nova visão da educação e sobretudo uma nova forma de aprender, e colocar em prática os conteúdos. Nosso objetivo foi a construção, aplicação e a verificação do potencial pedagógico de um produto educacional constituído por um dispositivo com capacidade de medir a quantidade de carga e energia armazenada em associações de capacitores, utilizando para isso a interface Arduino. Juntamente com o dispositivo foi produzida e implementada uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que possibilitou a utilização do dispositivo, ajudando os estudantes a perceberem o uso cotidiano deste conteúdo importante da Física. Nosso trabalho tem um viés qualitativo e foi implementado em uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Cianorte - PR. Para a produção do relato de experiência buscamos alicerce no referencial teórico da aprendizagem significativa. Vimos que por meio da experimentação devidamente planejada, dentro das atividades propostas pela UEPS, o estudante consegue interagir mais nas aulas de Física, tornando-se corresponsável pela sua aprendizagem, tornando esta uma aprendizagem significativa.
Abstract: It is noticeable that students are increasingly active and sometimes disinterested in the classroom, one way to harness such energy is to use it in favor of the developing and engaging in technological knowledge related to education in the teaching-learning process, thus, the student unknowingly learns and teaches. Arduino presents infinites options of technology for the teacher to use in class and the educational robotics is a growing field, drawing students' attention to a new vision of education and above all a new way of learning, being able to put in practice the classroom contents. Our goal was the construction, application and verification of the educational potential of an educational product which consist in a device capable of measuring the amount of charge and energy stored in capacitor associations using the Arduino interface and at the same time, we had produced and implemented a Potentially Meaningful Teaching Unit, which it had been enable the use of the device, helping students to understand the daily use of this important content of physics. Our work has a qualitative approach and it was implemented in the senior year of the high school class in a public school at the town Cianorte - PR. For the production of the experience report we decided to base our work at the theoretical of meaningful learning. We saw that through properly planned experimentation, within the activities proposed by PMTU, students can interact more in physics classes, becoming co-responsible for their learning, being that a meaningful learning.
Descrição: Acompanha: A utilização da plataforma arduino no ensino de física: medindo carga e energia armazenada em associações de capacitores
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5139
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arduinocapacitoresaprendizagemsignificativa.pdf5,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
arduinocapacitoresaprendizagemsignificativa_produto.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons