Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRaymundo, Aline Cristina Costa de Lara-
dc.date.accessioned2020-09-04T22:43:32Z-
dc.date.available2020-09-04-
dc.date.available2020-09-04T22:43:32Z-
dc.date.issued2020-03-07-
dc.identifier.citationRAYMUNDO, Aline Cristina Costa de Lara. A utilização do smartphone para o estudo do calor. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5166-
dc.description.abstractThis work gives us a different look at our students in the context of the contextual reality experienced in the 21st century. In order to update and transform education to motivate students to seek their knowledge from an application built as a pedagogical proposal for the study of heat. This action research was applied in a second year high school class, in a public school in Campina da Lagoa, Paraná State. It is recorded, understood and interpreted with the results exposed to the participation of those involved. and their interaction with the proposed activities. The data obtained in this investigation were related to the observation, documentary information, studies that precede the knowledge of the themes inserted in the application through texts, videos and online questionnaires answered by the students. However, a practical activity understood and presented by the students is intertwined, after observing an experiment on the content. We conclude that access to technologies is important in the formation of students for better assimilation of content in the discipline of Physics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologia de ponta e educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectHigh technology and educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA utilização do smartphone para o estudo do calorpt_BR
dc.title.alternativeThe use of smartphone for heat studypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho nos proporciona um olhar diferenciado para nossos alunos diante da realidade contextual vivenciado no século XXI. Com o objetivo de atualizar e transformar a educação para motivar os educandos a buscar seus conhecimentos a partir de um aplicativo construído como uma proposta pedagógica para o estudo do calor. A presente pesquisa-ação foi aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, em um Colégio da rede pública de ensino no município de Campina da Lagoa, Estado do Paraná é registrada, compreendida e interpretada com os resultados expostos a participação dos envolvidos e a interação deles com as atividades propostas. Os dados levantados obtidos nesta investigação foram relacionados diante da observação, informações documentais, estudos que antecedem os conhecimentos dos temas inseridos no aplicativo através de textos, vídeos e questionários online respondidos pelos estudantes. Contudo, é entrelaçada uma atividade prática compreendida e apresentada pelos educandos, após a observação de um experimento sobre o conteúdo. Concluímos que o acesso as tecnologias são importantes na formação dos alunos para melhor assimilação do conteúdo na disciplina de Física.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8784079290012834pt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ramos, Fernanda Peres-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4435-2513pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000605216639909pt_BR
dc.contributor.referee1Batista , Michel Corci-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee2Santos , Oscar Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938pt_BR
dc.contributor.referee3Tavares, Bernardo Mattos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7775-4562pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8031396119251201pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaotecnologiaaprendizagem.pdf5,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacaotecnologiaaprendizagem_produto.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons