Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5284
Título: Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências
Autor(es): Migliorini, Rafaela Alves
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Interpretação de imagens
Alfabetização visual
Ciência - Estudo e ensino
Mel, Ilha do (PR)
Picture interpretation
Visual literacy
Science - Study and teaching
Data do documento: 2-Jul-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MIGLIORINI, Rafaela Alves. Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: Esta dissertação trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e aplicada, que tem como objetivo investigar as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências. Pensando em promover a alfabetização científica e visual a partir da leitura de imagem, sendo assim, selecionamos quatro telas do pintor Joseph Wright que representam uma gruta perto de Nápoles (ITA) pintada em 1774, e três fotos da Gruta das Encantadas-Ilha do Mel Paraná-BR. A partir da seleção das fotos e das telas, desenvolvemos 4 sequências didáticas para o ensino de ciências voltada para segundo ciclo do ensino fundamental, baseada na temática grutas a qual foi aplicada com estudantes do contra turno no Instituto João XXIII, instituição que atende crianças e adolescentes na cidade de Ponta Grossa. A coleta de dados se deu por meio de observações, gravações em áudios, registros fotográficos e dos materiais produzidos pelos estudantes. Os principais resultados evidenciaram que ao problematizar e realizar a leitura das telas de Joseph Wright e das fotografias da Gruta das Encantadas, foi uma estratégia eficaz para proporcionar o conhecimento no âmbito científico, desenvolver habilidades de leitura de imagem, de maneira e reestabelecer a ligação entre ciências e artes. Ao proporcionar estes conhecimentos possibilitou-se também o desenvolvimento pessoal, da racionalidade, da sensibilidade, da criatividade e de uma consciência ambiental nos estudantes, voltada principalmente para a proteção de ambientes cavernícolas. Partindo destes resultados elaboramos um caderno didático para o professor, com a finalidade de oferecer sugestões de trabalho em sala e difundir práticas que envolvam obras de arte, fotografias e ambientes cavernícolas para o desenvolvimento do conhecimento artístico e científico.
Abstract: This dissertation is a research with a qualitative, exploratory, descriptive and applied approach, which aims to investigate the potential of an interrelated proposal for science teaching. Thinking about promoting scientific and visual literacy through image reading, therefore, we selected four paintings by the painter Joseph Wright that represent a cave near Naples (ITA) painted in 1774, and three photos of the Gruta das Encantadas-Ilha do Mel Paraná -BR. From the selection of photos and screens, we developed 4 didactic sequences for the teaching of Sciences focused on the second cycle of elementary education, based on the thematic caves which was applied to students of the shift at the João XXIII Institute, an institution that serves children and teenagers in the city of Ponta Grossa. Data collection took place through observations, audio recordings, photographic records and materials produced by students. The main results showed that, when problematizing and reading Joseph Wright's canvases and the photographs of Gruta das Encantadas, it was an effective strategy to provide scientific knowledge, develop image reading skills, and reestablish the connection between science and arts. By providing this knowledge, personal development, rationality, sensitivity, creativity and environmental awareness among students were also made possible, mainly focused on the protection of cave environments. Based on these results, we prepared a didactic notebook for the teacher, with the purpose of offering suggestions for classroom work and disseminating practices involving works of art, photographs and cave environments for the development of artistic and scientific knowledge.
Descrição: Acompanha produção técnica: Joseph Wright e a Gruta das Encantadas - Caderno didático para o ensino de ciências
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5284
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
josephwrightgrutaencantadas.pdf5,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
josephwrightgrutaencantadas_1.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.