Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5644
Título: Desenvolvimento de módulo de controle de nível
Autor(es): Silva, Rodrigo Allan
Orientador(es): Scalassara, Paulo Rogério
Palavras-chave: Sistemas de controle inteligente
Intelligent control systems
Data do documento: 27-Jan-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: SILVA, Rodrigo Allan. Desenvolvimento de módulo de controle de nível. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014.
Resumo: Este trabalho propõe a construção de uma plataforma didática composta por reservatórios de água para aplicação de diversas estratégias de controle para nível, bem como o projeto de um de um controle PI de nível fazendo-se uso do software Matlab e do kit de desenvolvimento ARDUINO UNO, desenvolvendo um supervisório que, através de comunicação serial, envie e receba dados de comando da planta assim como permita a visualização gráfica da resposta do controle por parte do usuário através de uma interface gráfica. A plataforma construída ficará a disposição da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) para ser utilizada em aulas laboratoriais de disciplinas que envolvam controle e automação dos cursos de engenharia elétrica, engenharia de controle e automação e engenharia de computação da instituição.
Abstract: This project proposes the construction of a didactical platform built from water reservoirs aiming the application of several level control strategies, as well as designing a PI level control using the Matlab software and the ARDUINO UNO development kit, developing a supervisor that sends and receives command data from the plant through serial communication, as well as allow the graphical display of the control response by the user through a graphical interface. This platform will be available on the Federal Technological University of Paraná for use on laboratory classes related to control and automation of the Electrical Engineering Degrees, Control and Automation Engineering Degrees and Computer Engineering Degrees of the previously mentioned University.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5644
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Industrial Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COELT_2013_2_07.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.