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Título: Malharia de trama e urdume: uma abordagem da construção dos tecidos no software AutoCAD
Título(s) alternativo(s): Weft and warp knitting technology: construction of fabric structures in AutoCAD
Autor(es): Almeida, José Lucas da Silva e
Orientador(es): Szpak, Wesley
Palavras-chave: Malhas - Estrutura
Sistema AutoCAD
Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas
Knit goods - Structure
AutoCAD system
Education, Higher - Effect of technological innovations on
Data do documento: 8-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: ALMEIDA, José Lucas da Silva e. Malharia de trama e urdume: uma abordagem da construção dos tecidos no software AutoCAD. 2017. 92 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2017.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo desenvolver uma metodologia para o ensino e aprendizagem de estruturas de malha via software CAD. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de forma a buscar os conceitos principais da Tecnologia da Malharia, construiu-se estruturas de Malharia de Trama e Malharia de Urdume por meio do software AutoCAD, comparando-as com alguns tecidos reais e, desenvolveu-se um manual para o desenho de estruturas da Tecnologia da Malharia. Tal manual foi utilizado em um minicurso com graduandos de Engenharia Têxtil, sendo avaliado quanto à eficácia do método proposto bem como à satisfação dos participantes por meio de um questionário. Ao se analisar os resultados obtidos, comparando os tecidos reais e os desenvolvidos computacionalmente, conclui-se que o AutoCAD é viável como alternativa educacional a outros softwares já consagrados na indústria têxtil para tais propósitos. Além disso, o questionário aplicado evidenciou grande satisfação dos participantes quanto aos aspectos gerais do minicurso realizado, sendo o método proposto didaticamente atestado para o ensino de Engenharia Têxtil. A pesquisa limitou-se ao desenvolvimento de estruturas de malha somente em 2 dimensões, permitindo que estruturas 3D sejam estudadas em trabalhos futuros.
Abstract: This Dissertation aimed to develop a teaching and learning approach for the use of CAD at creating knit structures. To accomplish its aim, a bibliographic research was conducted in order to understand the fundamental concepts of knitting technology. Weft knit and warp knit structures were constructed in AutoCAD and compared to real life fabrics. A manual for the development of knitting technology structures was conceived. The manual was used in a workshop for textile engineering students, which was evaluated for its participant’s satisfaction and efficacy, by using a questionnaire. Among the results, the comparison between knits drawn in AutoCAD and real life knits have confirmed the software’s viability as an alternative to others, used in the textile industry. Furthermore, the questionnaire has evidenced the participant’s satisfaction when asked about general aspects of the workshop, which makes the method didactic accredited for textile engineering teaching. The research has been limited to the development of 2D structures, suggesting that the ones conceived in 3 dimensions could be studied further on.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5687
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